Notícias

Divulgação ajuda nas vendas

Guarulhos, 31 de julho de 2002

arteTodos sabem que a propaganda é a alma do negócio, por isso é necessário estar atento na hora de planejar uma ação estratégica de divulgação da empresa e dos produtos ou serviços oferecidos. Tudo começa pela escolha da agência de publicidade. Não adianta querer mostrar o empreendimento sem passar pela análise de profissionais do setor, que podem orientar e desenvolver os projetos de divulgação. “Nunca se deve fazer propaganda sem a ajuda de uma agência, pois só essa conta com especialistas capazes de criar bons anúncios, planejar e negociar a compra de mídia”, recomenda o diretor da Escola de Superior de Propaganda e Marketing, Francisco Gracioso.

É importante também verificar a idoneidade da agência e pesquisar quem são os clientes. Segundo Gracioso, é necessário procurar uma agência que também seja pequena. “A agilidade e a criatividade são as principais vantagens dos pequenos empresários, quando enfrentam concorrentes de maior porte”, diz. Outro aspecto salientado pelo professor é o de ser fundamental a interatividade entre empresa e agência. “O pequeno anunciante deve compreender que o sucesso depende da confiança mútua entre as partes.”

O consultor Carlos Alberto Borgneth alerta para o fato de que a propaganda deve ser feita apenas quando a empresa já está estruturada para conseguir atender à demanda que será criada. Para ele, não adianta anunciar para muitas pessoas, se não vai conseguir abastecer o mercado. “Mais vale uma demanda adormecida do que uma frustrada”, diz.

Ele ressalta também que é necessário estar sempre presente na mídia, para que o empreendimento seja exposto em todos os momentos. “Tem de se mostrar a todo tempo, mesmo que seja pouco.”

Borgneth também diz que é importante anunciar de acordo com a sazonalidade de vendas do produto ou serviço. “Quando houver pico de vendas, é primordial reforçar a divulgação”, diz.

LEONARDO GOULART