Notícias

Diretor da ACE-Guarulhos é homenageado em prêmio dedicado a personalidades negras

Rubens de Aquino, diretor de Eventos da entidade, receberá o Prêmio Abdias Nascimento no próximo dia 3 de novembro

Guarulhos, 14 de outubro de 2021

O diretor de Eventos da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), Rubens de Aquino, será homenageado no próximo dia 3 de novembro, data do Prêmio Abdias Nascimento, no Adamastor Centro. O objetivo da premiação é entregar troféus a personalidades negras locais que promovem ações inspiradoras às futuras gerações (saiba mais sobre a iniciativa abaixo).

De acordo com Sandra Santos, professora, historiadora e idealizadora do prêmio, Rubens foi escolhido por exercer um papel de protagonismo em Guarulhos, sobretudo, à frente da Diretoria de Eventos da ACE-Guarulhos. “Muitas vezes, faltam oportunidades aos negros. A premiação busca, justamente, reconhecer aqueles profissionais que servem de inspiração e mostram que, com perseverança e as devidas chances, o negro pode mostrar o seu potencial. O Rubens, além do cargo que ocupa na associação, sempre foi uma pessoa alegre e sorridente. Ele é receptivo e do bem”, disse Sandra. “Espero que muitos jovens possam ter essa mesma visão do Rubens e se inspirar nele”, completou.

Após ter conhecimento da homenagem, o diretor da ACE-Guarulhos afirmou que se sentiu lisonjeado por ter seu nome lembrado por Sandra. “É uma grande honra receber o Prêmio Abdias Nascimento. Tenho muito orgulho da minha cor e da minha trajetória. Isso é o reconhecimento de um trabalho realizado há anos à frente da Diretoria de Eventos da ACE-Guarulhos, que tanto fez e tanto faz pelo município e pelo setor produtivo. Mais do que isso, também me orgulho de sempre trabalhar para oferecer opções de cultura e entretenimento à população guarulhense, independentemente de gostos e classes sociais”, disse Rubens.

Presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves parabenizou Rubens pela premiação. “Vemos diariamente como o Rubens é incansável. Sempre se propõe a fazer o melhor para a nossa entidade e, consequentemente, aos nossos associados. Com certeza, é um reconhecimento mais do que merecido”, destacou.

Prêmio Abdias Nascimento
Criado em 2015 por Sandra Santos, o Prêmio Abdias Nascimento é entregue anualmente a personalidades negras locais.

Morto aos 97 anos em 2011, o ex-senador Abdias Nascimento foi um ícone da defesa dos direitos humanos e do combate ao racismo. Segundo o portal Geledés, especializado em pautas relacionadas à comunidade negra, Abdias desenvolveu uma vasta produção intelectual como ativista, político, artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo.

Natural de Franca, interior de São Paulo, participou dos primeiros congressos de negros no Brasil. No Rio de Janeiro, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940. Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também foi filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio.

Ao longo da vida acumulou vários títulos, entre eles, o de professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.