Dinheiro será depositado na conta do contribuinte
Os contribuintes do imposto de renda que ainda não receberam a restituição do IR 2002 (ano-base 2001) devem se animar, pois a Receita Federal deverá liberar no dia 16 de setembro mais um lote de restituição das declarações de 2002. Este é o quarto lote, de um total de sete lotes que serão entregues até dezembro.
A correção neste caso será de 6,72%, que se refere à taxa Selic acumulada de maio a agosto, mais 1% referente a setembro. Além deste lotes, a Receita ainda prevê a liberação das restituições retidas na malha fina em anos anteriores, até o final do mês serão liberados cerca de três lotes extras.
Como acontece com todos os lotes que são liberados pela Receita, a lista com todas as restituições a serem liberadas deverá ser divulgada nos próximos dias, pelo menos uma semana antes da liberação do dinheiro. Para consultar os lotes já liberados anteriormente pela Receita, basta consultar a lista através do site da Receita Federal ou através do Receitafone (0300 78 0300) a partir do número do seu CPF.
Embora as consultas possam ser feitas também pela internet ou telefone, a Receita normalmente envia os extratos para os trabalhadores cuja restituição será liberada com antecedência. Neste extrato é possível saber o valor exato a receber e os dados da conta onde o dinheiro será depositado.
Desde o ano passado as restituições não podem mais ser pagas nos caixas dos bancos, de forma que o contribuinte deve indicar na declaração de imposto de renda seus dados bancários para que o depósito seja feito com sucesso.
Vale lembrar que na conta indicada deve constar o número do seu CPF, de forma que se você esqueceu de preencher seus dados bancários, ou então indicou os dados de terceiros, o seu dinheiro será encaminhado para o Banco do Brasil. Neste caso, você deve entrar em contato com uma das agências do BB ou através do telefone 0800 785678 e solicitar a transferência gratuita do dinheiro para uma conta bancária que esteja em seu nome.
Como a atualização monetária é feita somente uma única vez, então quanto antes você sacar o seu dinheiro melhor. Isto porque se você demorar mais de um ano para receber a sua restituição, então só poderá receber o dinheiro através da própria Receita Federal. Se você não concordar com o valor que está sendo pago, não se preocupe, pois você poderá efetuar o saque da quantia liberada normalmente e reclamar a diferença posteriormente.