Notícias

Dia Mundial de Luta contra a Aids terá ampla programação

Guarulhos, 30 de novembro de 2007

“A força de Guarulhos na luta contra a Aids” é o tema que norteará as atividades do município, este ano, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado oficialmente em 1° de dezembro. A programação na cidade terá início nesta sexta-feira, 30 e se estende até o próximo dia 14, com ações que incluem debates, mesa-redonda, apresentação dos avanços alcançados na cidade, capacitação de profissionais de saúde, teatro, festa para crianças e adolescentes e até sarau de poesia.

Para debater o tema mundial “Sua atitude tem muita força na luta contra Aids”, a cidade contará com especialistas no assunto, como Suzana Kalckmann, doutora em Saúde Pública do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde; Américo Nunes, diretor do Fórum de Organizações Não-governamentais-Aids do Estado de São Paulo; e Edilma de Souza Santos, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde de Guarulhos. O evento, que será realizado nesta sexta-feira, 30, na Faculdades Torricelli, das 13h30 às 17h30, terá por objetivo discutir a atitude de cada um na luta contra a doença.

No final dos debates, haverá apresentação de peça teatral sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids. O elenco é formado por jovens da Escola Estadual Maurício Nazar (Santos Dumont) e o espetáculo é resultado do trabalho articulado entre a Secretaria de Saúde e as secretarias municipal e estadual de Educação.

Chamado de Eixo Jovem Protagonista, o projeto desenvolvido pelo Programa Municipal de DST-Aids tem por objetivo capacitar adolescentes na prevenção das DST-Aids, para que eles se apropriem dos conhecimentos e os transmitam para outras pessoas de seu convívio. Iniciado em 2005, o programa já contemplou todas as escolas das redes estadual e municipal de ensino das regiões do São João, Bonsucesso, Pimentas e Cumbica.

Aniversário –
Para festejar o primeiro aniversário do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) Carlos Cruz que, funciona nas dependências do Ambulatório Dona Luiza (Jardim Centenário), profissionais de saúde, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, conselheiros gestores e a família do homenageado estão programando um abraço à unidade nesta sexta-feira, 30. As comemorações no local acontecerão das 10h às 12h, com apresentação do trabalho desenvolvido, sarau de poesia e coffee-break. O SAE Carlos Cruz oferece atendimento para 72 pacientes, 50 dos quais fazem tratamento com anti-retrovirais.

A programação em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids prossegue nos dias 06, 07 e 14 de dezembro, com a 1ª Jornada de Controle das DST em Guarulhos. Realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de DST e com o Programa Estadual de DST-Aids, a ação consiste na capacitação de cerca de 300 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, para o tratamento adequado dessas doenças. O curso será promovido na sede da Associação Paulista de Medicina, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para encerrar as comemorações à data, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá, no próximo dia 10, o segundo encontro para crianças e adolescentes atendidos no SAE Pediátrico (Centro). Realizada das 10h às 14h, na região central da cidade, a festa será fechada para pacientes, familiares e profissionais que fazem o acompanhamento dessas famílias.

Para a coordenadora do Programa de DST Aids da Prefeitura de Guarulhos, Dalel Haddad, a força de Guarulhos na luta contra a aids está focada no tripé compreendido pelas ações sistemáticas desenvolvidas na atenção básica, nos serviços especializados e no trabalho articulado com as secretarias municipal e estadual de Educação, além de parcerias com o movimento de DST- Aids e Conselho Municipal de Saúde.

“Na rede básica, todas as unidades oferecem gratuitamente o teste anti-HIV, preservativos masculinos, além de diagnosticar e tratar as DST. Nos serviços de referência, as pessoas com aids têm garantia de tratamento e, agora, as ações preventivas também são promovidas nas escolas e comunidade”, explicou.