Notícias

Descomplicando a Economia

Guarulhos, 10 de setembro de 2007

DESCOMPLICANDO A ECONOMIA

PIB – Produto Interno Bruto: É um conceito importante para sabermos o valor total de bens e serviços finais que um país produz dentro do seu território, em um determinado período de tempo (ano, trimestre, mês), independente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras desses bens e serviços. É expresso em unidades monetárias, ou seja, reais, dólares etc.

O Produto Interno Bruto pode ser calculado sob três perspectivas distintas:

1    Do produto: resulta da soma do valor monetário acrescentado em cada etapa produtiva por todas as unidades produtoras existentes dentro do território nacional.

2    Da despesa: é calculado por meio da soma das despesas em consumo das unidades familiares e o do governo, mais as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações.

3    Da renda: resulta da soma das remunerações pagas dentro do território de um país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos, adicionam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.

O cálculo do PIB é um trabalho complexo e de grande dimensão, em razão disto, somente é publicado em sua versão final com cerca de dois anos de atraso, entretanto, estimativas preliminares mensais e trimestrais são publicadas no mesmo ano do levantamento dos dados.

Por meio do PIB podemos avaliar o desempenho da atividade produtiva de um determinado país e ainda extrair as informações para conhecer as realidades regionais e municipais deste mesmo país.
 
Prof. Vasconcelos Vilarino dos Santos é Economista – FIG – Unimesp