Demora na publicação de edital atrasará o Bilhete Único
O cronograma de implantação do Bilhete Único e do novo sistema de transportes, divulgado pelo secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, em audiência pública em 16 de dezembro passado, está atrasado. O edital de licitação deveria ter sido publicado no Diário Oficial do município no mês passado, porém até ontem isso não ocorreu. Com o atraso na publicação do edital e possíveis problemas jurídicos na concorrência pública entre as empresas e os perueiros, teme-se que o Bilhete Único só chegue em Guarulhos em 2011.
O novo sistema de transportes foi aprovado pela Câmara Municipal em agosto do ano passado, após ter sido rejeitado pelos vereadores no início de julho. O prefeito Sebastião Almeida assinou o decreto de regulamentação da lei em novembro, sem definir o número de baldeações possíveis pelo Bilhete Único.
Pelo calendário da STT, o edital de licitação para perueiros e empresas de ônibus deveria ser publicado no mês passado para que em fevereiro os técnicos da Pasta começassem as visitas técnicas aos concorrentes. Em março os envelopes com as propostas seriam abertos para que em maio fosse feita a contratação dos vencedores. O início das operações ficaria para novembro ou dezembro.
Em relação ao atraso na publicação do edital de licitação, a Guarupas, representante das empresas de ônibus da cidade, afirmou que não tem qualquer interferência, tampouco contato com os assuntos que permeiam a reestruturação do transporte na cidade e, por isso, não iria se manifestar.
Já o presidente do SindLotação, Cícero Mossoró, representante dos perueiros, informou que foram realizadas assembléias com a categoria e que não há preocupação pelo atraso. “Acredito que até a próxima semana devem publicar. Acho que dá para começar o Bilhete Único em algumas linhas em outubro.” Ele confia que a Prefeitura manterá a promessa de dar pontos adicionais para perueiros que atuem no sistema. “Tem gente de fora olhando o peixe e não vamos deixar pessoas que não são do meio levar o nosso peixe. Tem que contar ponto para quem possui experiência na cidade.”
A expectativa é que sejam concedidas 300 permissões para perueiros, número superior aos 250 anunciados por Gonçalo. O novo sistema contará com três cooperativas. Como atualmente existem cinco cooperativas, é possível que haja a junção de algumas para disputar a concorrência.
O Guarulhos Hoje solicitou ontem à assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarulhos uma entrevista com Gonçalo para falar do atraso na publicação do edital e as perspectivas em relação ao novo sistema de transportes, porém não houve qualquer retorno até o fechamento desta edição.