Notícias

Debate sobre cidades inteligentes aponta que a tecnologia deve estar a serviço do ser humano

Especialistas conversaram sobre desafios e possibilidades sobre condomínios e cidades inteligentes; público teve participação ativa no debate

Guarulhos, 18 de setembro de 2019

Foi realizado, no dia 12/09, o evento “CCI 2019 – Cidades e Condomínios Inteligentes”, no empreendimento The Brick, na Vila Augusta. Apoiado pela ACE-Guarulhos e organizado pela empresa Mundo Condomínio e pela agência É Digital, o encontro serviu para debater o que é necessário para fomentar cidades e condomínios inteligentes a fim de solucionar problemas de uma população.

O CCI 2019 começou com a apresentação “O que é e como funciona uma cidade inteligente”, da CEO no Brasil da Planet Smart City, Susanna Marchionni. Ela mostrou o projeto e a implementação da primeira cidade social do mundo, que está sendo construída no Ceará.

Com base na apresentação, foi realizado um debate sobre as possibilidades e dificuldades de implementação da tecnologia e outras soluções em condomínios e cidades. “Não adianta criar cidades inteligentes sem ter cidadãos inteligentes”, afirmou Susanna, que complementou dizendo que a tecnologia deve ser aplicada com foco nas soluções para as pessoas.

O encontro deixou claras algumas questões, como:

– Apesar de o setor público ser mais lento (burocrático) e, geralmente, não ter recursos suficientes, este é o setor que impacta sim nas soluções necessárias para a população;

– A iniciativa privada se mostra como uma possibilidade de transformação real, como exemplo a própria Planet Smart City;

– A participação ativa do cidadão é fundamental, em acompanhar, reclamar, sugerir, participar ativamente da vida em comunidade, seja na rua, condomínio ou cidade em que mora;

– As soluções, dificuldades, desafios e superações são muito similares, variando apenas em dimensão;

– Tecnologia por tecnologia não é suficiente para resolver os problemas humanos, podendo inclusive fazer surgir ou ampliar problemas antigos. É necessário que os humanos conversem e queiram transformar a vida em sociedade.

O público participou ativamente do debate, questionando e sugerindo novos temas para outras conversas e eventos, entre os quais: nova lei de segurança e uso na internet, que impactará condomínios diretamente; legislação e regras sobre uso e custos de energia para o uso de veículos elétricos, bem como o uso de outras tecnologias; limites de ação entre cidadãos, empreendedores e governo.

“Um evento sensacional! Uma atualização sobre tudo o que pensamos sobre integração, segurança e humanidade”, comentou Lucas Munhoz. Foram arrecadados 27 quilos de alimentos, que serão doados para à ACE, para que a entidade faça o repasse para uma entidade necessitada.

Além de Susanna Marchionni, participaram do debate: Gustavo Prado, diretor da SDCETI; Gustavo Coutinho, diretor de Relacionamento e Marketing da Vegus Construtora e Incorporadora; Camila Amato, founder e CEO da Mundo Condomínio; Vinícius Caldini, founder e CEO da Núcleo Arte; e Leandro Santos, diretor da Equalipro Consultoria Avançada em Segurança.