Notícias

De olho na Copa do Mundo

Guarulhos, 22 de novembro de 2012

As empresas holandesas já concentram suas atenções para o setor de infraestrutura esportiva brasileira e, em visita ao Brasil, pretendem captar negócios. Uma delas é a  Arena Amsterdam, a primeira arena multifuncional da Europa que, com 16 anos de operação, é a casa do clube de futebol Ajax. A arquitetura flexível do estádio permite a realização de diversos eventos, esportivos ou não. O estádio é fruto de uma parceria público-privada e recebe mais de 90 eventos por ano.

O objetivo da empresa, que também está em missão no Brasil, é apoiar o gerenciamento de projetos e operação de estádios multifuncionais, para que sejam rentáveis e não se transformem em elefantes-brancos. No País, a subsidiária Arena do Brasil já foi contratada para elaborar projetos para estádios em Salvador (Arena Fonte Nova, com previsão para 2013), Natal (Arena das Dunas, em 2014) e Porto Alegre (do clube Grêmio).

Além do futebol  – Segundo o diretor de patrocínio do AFC Ajax, Menno Geeken, um dos trunfos da empresa é justamente a gestão e operação de estádios. O faturamento com a arena do Ajax foi de 35 milhões de euros em 2011. “Mas só o futebol não traz dinheiro suficiente. É preciso que o estádio tenha outras funções e eventos para ter mais rentabilidade. Nós operamos estádios e o plano de negócios é importante”, afirma o vice-presidente de projetos da Arena do Brasil, Sander Van Stiphout. Entre os países para os quais a empresa já fez esse tipo de aconselhamento estão Qatar, China e Brasil.