DAI: 10 milhões ainda não se declararam isentos do IR
Quem recebeu até R$ 12.696,00 durante o ano de 2003, deve correr para entregar a Declaração Anual de Isento. Faltando menos de uma semana para o encerramento do prazo de entrega, a Receita Federal estima que 10 milhões de brasileiros vão deixar para entregar as declarações na última hora.
Excesso de atrasados congestionará sistemas
O prazo final é dia 30 de novembro, e até o presente momento 40,6 milhões de pessoas fizeram a declaração. O isento que deixar de declarar poderá ter o CPF suspenso a partir de 2005, e cancelado em 2006.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, os retardatários poderão provocar congestionamentos na internet, no momento de enviar a declaração. Para evitar o conturbado período de entrega, Adir recomenda que os atrasados procurem o meio mais rápido e menos usado para declarar isenção de Imposto de Renda.
“O contribuinte tem que estar ciente de que as dificuldades para declarar aumentam à medida que o prazo final vai chegando”. O meio mais utilizado para entregar as declarações têm sido as lotéricas, com 20,2 milhões de documentos. Na sequência vem a internet, com 16,8 milhões; e os correios, com 2,6 milhões. Os envios por telefone, Banco do Brasil e Banco Popular do Brasil foram os menos utilizados até o momento, recebendo 1 milhão de declarações.
O contribuinte que quiser declarar pela internet deve entrar no site da Receita Federal, e preencher o formulário eletrônico o mais rápido possível para não enfrentar problemas no envio.
Rodrigo Turrer