Notícias

Dados do IBGE mostram consolidação da recuperação do varejo

Números positivos sinalizam tendência para 2018

Guarulhos, 16 de janeiro de 2018

Os dados da PMC – Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo IBGE relativos a novembro, mostram que a recuperação do varejo vem se consolidando, sinalizando tendência de crescimento mais expressivo das vendas para 2018. O varejo restrito apresentou expansão de 5,9% em relação a novembro de 2016, superando as previsões do mercado e elevando para 1,1% o aumento acumulado em 12 meses, com taxas positivas em cinco das oito atividades pesquisadas.

Segundo o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, os dados do IBGE reforçam outros divulgados recentemente sobre queda da inadimplência e dos pedidos de falência. “Nossa parceira Boa Vista SCPC tem publicado números também favoráveis. Isso demonstra que a economia brasileira e local volta a respirar. Depois de tantos anos seguidos de retração, nossos empresários e a própria sociedade precisam dessa recuperação”, afirma.

Se for considerado o Varejo Ampliado, que inclui também Veículos, Motos, Peças e Material de Construção, o percentual de crescimento apontado pelo IBGE é ainda maior na comparação novembro 17/16, atingindo 8,7%.

Os supermercados, beneficiados pela queda significativa dos preços dos alimentos (-2,3%) e pela expansão da massa salarial (4,5%) em novembro, comparado a igual mês do ano anterior apresentaram aumento das vendas de 5,2%, enquanto os Móveis e Eletrodomésticos, com crescimento de 15,6% no mesmo período tiveram suas vendas alavancadas pela redução dos juros, ampliação dos prazos e queda da inadimplência, além da “Black Friday” que potencializou os fatores citados.

Os resultados da PMC de novembro, confirmados pelos dados disponíveis de dezembro, permitem esperar para 2018 um desempenho mais positivo do varejo, embora não suficiente para reverter as perdas dos anos anteriores. Para tanto é necessário que os juros se mantenham em patamares compatíveis com a taxa de inflação.