Notícias

Dólar fecha manhã em alta

Guarulhos, 03 de agosto de 2001

Folha ImagemDepois de permanecer em queda toda a manhã, o dólar à vista terminou a primeira etapa do dia em alta. Segundo operadores de mercado, a ordem de compra das tesourarias bancárias foi a responsável pela valorização.

O mercado de câmbio “puxou” as cotações da moeda norte-americana próximo à pausa do almoço pois vencem hoje compromissos de algumas empresas no exterior, afirmaram analistas.

Para os mais otimistas, a notícia de que o JP Morgan Securities reduziu o peso atribuído aos títulos do Brasil em seu portfólio de modelo de investimentos, devido a temores de contágio da crise argentina, não interferiu no rumo do mercado.

Porém, por toda a manhã desta sexta-feira, a queda do dólar foi motivada pelas expectativas positivas sobre a visita a Buenos Aires do subsecretário do Tesouro norte-americano, John Taylor.

Segundo analistas, a visita de Taylor abre a possibilidade de nova ajuda financeira dos EUA, de países europeus e do FMI (Fundo Monetário Internacional) à Argentina.

John Taylor chegou pela manhã a Buenos Aires onde irá se encontrar com o presidente Fernando de la Rúa e com o ministro da Economia, Domingo Cavallo.

Apesar não ter sinalizado nenhum tipo de ajuda bilateral dos EUA, Taylor fez declarações de apoio ao país vizinho e disse que admira os esforços que o governo argentino tem feito para cumprir seus compromissos.

Às 13h15, a moeda norte-americana era cotada em R$ 2,495 na compra e R$ 2,499 na venda, alta de 0,16%.