Notícias

Dívidas são renegociadas por 130 mil consumidores

Guarulhos, 13 de dezembro de 2012

A Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), tem muitos motivos para comemorar. O programa Acertando Suas Contas, que promove a renegociação de dívidas de consumidores em dificuldades financeiras, visitou 15 cidades de sete estados durante todo o ano de 2012, com 130 mil renegociações de dívidas. O total é oito vezes maior que o resultado obtido em 2011. Assim, neste ano, 420 mil famílias receberam orientação e aproximadamente 500 mil cartilhas de orçamento domésticos foram distribuídas. Este bom desempenho foi consequência, segundo os organizadores, da parceria firmada com 500 bancos e empresas.

Assim, também o Natal será mais tranquilo para os 80 mil consumidores que conseguiram renegociar suas dívidas na última edição do Programa Acertando Suas Contas, realizado pela Boa Vista Serviços  no último dia 3, na Capital paulista. Na etapa final do programa, passaram pelo Memorial da América Latina 120 mil famílias durante os cinco dias da ação. Além disso, foram realizadas 100 sessões de palestras de educação financeira ministradas por voluntários do Boa Atitude, programa social e ambiental da empresa.

O diretor de Sustentabilidade da Boa Vista, Fernando Cosenza, afirmou que o crédito é uma conquista que precisa ser mantida e que é importante oferecer oportunidades aos consumidores para a renegociação de suas dívidas e, ao mesmo tempo, criar oportunidades para que eles aprendam a usar de modo mais proveitoso esse instrumento de inclusão social. “O programa se consolidou como a maior iniciativa de sustentabilidade de crédito no País. Ela associa a possibilidade de renegociação com educação.”

Segundo Cosenza, a educação financeira é o principal alicerce do processo e apenas a renegociação das dívidas não resolve o problema nem a curto nem a médio prazo. A intenção é levar a mensagem da educação financeira ao maior número de brasileiros. Assim, a Boa Vista quer aumentar o total de parceiros envolvidos no programa.