Crescem as fraudes pela internet
As fraudes bancárias pela internet cresceram no último trimestre de 2003 e continuam incomodando no início deste ano, atingindo instituições como Banco do Brasil e Itaú. Os bancos não revelam o número de correntistas afetados, nem o valor envolvido.
Os problemas ocorrem quando os correntistas recebem supostos e-mails das instituições oferecendo promoções e prêmios, ou mesmo mais segurança no acesso às páginas. Eles são convidados a entrar num site clonado do banco – geralmente cópias imprecisas hospedadas em sites gratuitos – e a digitar todos os dados da conta corrente.
Os bancos aconselham aos clientes a tomar uma série de cuidados. O Banco do Brasil informa que nunca manda e-mails não requisitados. O Itaú aconselha a observarem se a suposta página do banco contém o nome do cliente.
“O banco sempre alerta: nós não enviamos e-mail para os clientes sem a expressa autorização. Pedimos que nunca coloquem os dados, e se receberem esse tipo de mensagem, liguem para o BB Responde”, afirmou a assessoria de imprensa do Banco do Brasil.
Os bancos informaram que os casos de fraude são estudados e, dependendo da situação, os clientes são ressarcidos.
Setor público – As ações de hackers afetam tanto o setor privado quanto o público. Segundo dados da Polícia Federal, algumas entidades federais sofrem de 300 a mil tentativas de ataques por dia.
De acordo com especialistas, a principal arma para evitar que essas tentativas sejam bem sucedidas é a eliminação de falhas de segurança nas redes.
“A maioria das informações privilegiadas não é obtida com o rompimento da segurança, mas sim com a exploração de algumas vulnerabilidades”, disse o perito da Polícia Federal, Jurilson Rodrigues. “Os hackers ficam testando, procurando alguma falha. Se eles conseguirem, aproveitam para ingressar no sistema.”
Os hackers também buscam vulnerabilidades nas redes das grandes empresas brasileiras. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Armando Félix, disse que a Embraer é a empresa líder no ranking de tentativas de ataques.
O NBSO, grupo mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil que é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança na web, recebeu 34,7 mil notificações até setembro. Trata-se de um grande crescimento se comparado com 2002, quando 25 mil incidentes foram reportados em todo o ano.