Notícias

Cresce número de pequenos empresários que espera alta no faturamento em 2019

Melhora do otimismo dos micro, pequenos e médios empresários chama a atenção

Guarulhos, 04 de dezembro de 2018

Embora historicamente seja maior o percentual de grandes empresas que apostam no crescimento do faturamento, chama a atenção a melhora do otimismo entre micro, pequenos e médios empresários. É o que constatou a pesquisa ‘Perspectivas Empresariais’, da Boa Vista (empresa parceira da ACE-Guarulhos), realizada com cerca de mil executivos de todo o Brasil, no 3º trimestre de 2018. O que mostra uma mudança de humor entre os empresários destes três portes, principalmente.

De acordo com a pesquisa, no mesmo período de 2017, 40% dos médios empresários previam ter um faturamento maior em 2018. Entrevistados agora no 3º Tri/18, 54% têm a expectativa de faturar mais no próximo ano. Um salto de 14 pontos percentuais. Mantendo a base de comparação, 35% dos micro e pequenos empresários previam faturar mais em 2018, e agora são 42%, em ambos os portes. Um crescimento de sete pontos percentuais, respectivamente.

Quando o recorte da pesquisa observou o setor de atividade, contatou-se que as de Serviços são as que estão mais otimistas com relação ao faturamento. Neste segmento, 48% dos entrevistados esperam faturar mais em 2019 (no 3º Tri/17 eram 37% os que esperavam faturar mais em 2018). O setor do Comércio permanece estável (42%) e o da Indústria teve uma pequena alta, passando de 40% para 42%, na mesma base de comparação.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, os números demonstram que a economia nacional mostra reação. “São dados positivos. Sinal de que os empresários sentem uma melhora. Mas ainda estamos longe do ideal. Precisamos sim manter o otimismo, mas continuar trabalhando para que a economia volte ao normal o quanto antes”, opinou.