Notícias

Crediário em alta. E comércio animado para vendas de Natal

Guarulhos, 15 de outubro de 2003

ArteO resultado das vendas do Dia das Crianças agradou, apesar do crescimento pequeno, e o comércio já se prepara para o Natal. De acordo com os dados consolidados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a média geral de consultas até o dia 12 de outubro foi 0,8% maior que no mesmo período do ano passado.

As chamadas para o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que reflete vendas a prazo, aumentaram 3,3% em relação a 2002. E as consultas ao UseCheque (vendas a vista) sofreram uma leve baixa: 1,8% na mesma comparação.

De uma maneira geral, os números foram vistos de uma forma positiva. “É um bom resultado diante da queda da massa salarial, que prejudicou a venda de bens de menor valor”, afirma o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Guilherme Afif Domingos.

Ele explica que a ampliação na comercialização de bens de maior valor (como eletroeletrônicos e móveis, por exemplo) é uma reação à flexibilização da política monetária. Além disso, Afif ainda destaca dois fatores de incentivo a essas vendas: as promoções das lojas e a base fraca de comparação (já que outubro do ano passado foi um mês muito ruim para todo o varejo).

Rumo ao Natal – Motivados pelo desempenho do Dia das Crianças e de olho nos resultados para o final do ano, os shoppings centers já começam a se preparar para o Natal.

Estela Cangerana