Notícias

Crackers quebram sistema de ativação do Windows XP.

Guarulhos, 30 de outubro de 2001

Uma empresa de segurança inglesa alertou que crackers chineses conseguiram quebrar o sistema anti-pirataria do Windows XP poucas horas depois do lançamento do novo sistema operacional.

De acordo com informações publicadas pelo site Vnunet.com (www.vnunet.com) os fraudadores desenvolveram uma forma de instalação que dispensa o processo de ativação do Windows XP.

O site cita como fonte John Safa, chefe de tecnologia do laboratório BitArts, em Nottingham, Inglaterra. Segundo Safa, os crackers criaram arquivos que permitem que a cópia pirata funcione sem a necessidade de ativação. Esses arquivos estariam disponíveis para download em diversos sites orientais.

Safa ainda acrescenta que a Microsoft foi alertada sobre falhas no sistema antipirataria durante a fase de testes do sistema operacional. Porém, a companhia de Bill Gates respondeu que o problema estaria sanado na versão final do software.

Pelo processo de ativação, o usuário precisa “avisar” a Microsoft sobre a instalação do Windows XP pela internet ou pelo telefone em no máximo 30 dias.

O sistema identifica os componentes básicos do micro e associa-os à chave do produto. Essa combinação gera um código, que é então enviado pela internet para a Microsoft. Caso a ativação não seja feita no prazo, o sistema operacional pára de funcionar.