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Copa e Dia dos Namorados devem aquecer vendas on-line

Guarulhos, 16 de maio de 2002

As duas próximas datas promocionais do varejo, o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo, devem esquentar as vendas do comércio eletrônico. Como as duas datas vão acontecer quase que simultaneamente (a Copa começa no dia 31 de maio e o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho), a expectativa do mercado é gerar um crescimento nas vendas de até 130% nesses dois meses, em relação ao mesmo período do ano passado. É esse o caso do Pão de Açúcar. De acordo com o gerente de e-commerce do grupo, Jonas Ferreira, na página do Hipermercado Extra é possível encontrar mais de 500 produtos com descontos que variam entre 15% a 35%, entre televisores, aparelhos eletrônicos, entre outros.

“Essa meta de 130% de acréscimo será possível porque o comércio eletrônico, que é embrionário no País, nunca passou por um período de Copa, data com grande apelo de vendas, mesmo com os jogos sendo realizados na madrugada. Além disso, este ano não seremos afetados pelo racionamento de energia”, comenta o executivo.

O horário dos jogos não está inibindo as vendas da Submarino. De acordo com o diretor Peter Furokawa, nesta semana a venda de vídeo cassete registrou recorde. “Enquanto vendíamos em média 5 aparelhos por semana, nesta semana vendemos 20. Com isso, até o final da Copa, o resultado pode ser ainda mais animador. Os televisores 29 polegadas de tela plana, que estão em promoção, por R$ 1.499 também estão tendo uma boa saída”, ressalta.

A Copa e o Dia dos Namorados devem gerar juntos um crescimento nas vendas de 100% este ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo Furokawa. A ação promocional para a Copa da Submarino é um bolão onde o consumidor pode ganhar um prêmio de R$ 10 mil. Para o Dia dos Namorados, o site está apostando em uma promoção que presenteia com um coração de veludo o cliente que comprar três CD´s por R$ 59.

Pedro Guasti, diretor da E-Bit, empresa de pesquisas sobre comércio eletrônico, afirma que as duas datas promocionais devem contribuir para um gasto médio de R$ 250 em compras virtuais, ante os R$ 206 registrados no mesmo período do ano passado.

“Isso será possível porque o comércio eletrônico, que vem crescendo em média 10% ao mês, atende a um perfil de elite, que ganha entre R$ 3 mil a R$ 8 mil reais e compra bastante produtos de alto valor agregado como eletroeletrônicos”, ressalta o executivo.

Apostando neste consumidor de alto poder aquisitivo, que representa cerca de 12,5% da população de internautas brasileiros (que é de 16 milhões de usuários, segundo o Ibope), a Americanas.com também está na disputa para conseguir aumentar 30% das vendas com a Copa do Mundo. Para isso, a empresa aposta na venda de vídeos-cassetes e televisores, além de home-theater e projetores de telão também. Um das ações promocionais para a data é um bolão patrocinado pela Philips que dará R$ 10 mil em vale-compras para apenas um ganhador.

Para o Dia dos Namorados, apesar de não revelar as expectativas de venda, a empresa criou um espaço na página com cerca de 500 produtos, possibilitando opções de presente “para ele” e “para ela”, divididas por faixas de preços e, por categorias de estilo, que variam de R$ 30 a mais de R$ 150.

Já o Mercado Livre deve colocar no ar na próxima semana, as ofertas para a Copa do mundo e para o Dia dos Namorados. De acordo com o presidente Stelleo Tolda, a empresa, que ainda não finalizou suas campanhas, espera um crescimento de até 30% no período, em relação aos meses tradicionais.

Daniela Nogueira