Copa do Mundo aquece as vendas
Como a maior parte dos jogos da Copa do Mundo de 2002, na Coréia e no Japão será de madrugada, as principais redes de varejo do País estão apostando na venda de um item que ficou um pouco esquecido após o surgimento do DVD: o videocassete.
A Casas Bahia, maior rede de varejo do País, com mais de 305 lojas, impulsionada pela Copa do Mundo, que começa em 31 de maio, pretende vender 260 mil aparelhos este ano, volume 30% maior que o registrado em 2001. De acordo com a empresa, isso será possível também porque a maioria dos clientes da empresa são das classes C-D-E e compram menos DVDs. A Casas Bahia faturou R$ 1 bilhão no primeiro trimestre e pretende fechar o ano com uma receita de R$ 4 bilhões, 12% maior que a do ano passado.
As redes Extra e Eletro, pertencentes ao Grupo Pão de Açúcar, que possuem ao todo 116 lojas no País – 55 bandeira Extra e 61 Eletro -, do início do mês até hoje registraram crescimento médio de 26% nas vendas de videocassete, segundo a empresa. As redes estão comercializando o aparelho com preço a partir de R$ 299.
A Lojas Colombo, com 292 pontos de venda no Brasil, também prevê aumento de 20% a 30% nas vendas de videocassete e televisão no período de 3 abril a 21 de julho, quando as lojas estão em promoção, comparado o mesmo período de 2001, segundo informações do diretor comercial da rede, Olivar de Berlaver. “A empresa investiu R$ 4,35 milhões na campanha que vai premiar os clientes com carros e aparelhos eletrônicos”, destaca.
Outra loja tradicional no varejo, o Magazine Luisa, conseguiu um crescimento de 20% nas vendas de videocassete do início do mês até hoje, em relação ao mês anterior, de acordo com o diretor comercial da rede de mais de 130 lojas no interior de São Paulo, Eldo Moreno. “Esse índice é muito alto, pois trata-se de um produto que estava com as vendas no mesmo patamar há alguns meses, ao contrário do DVD, cuja venda está crescendo mês a mês.”
O diretor do Magazine Luisa acredita que os negócios tendem a crescer, devido ao fato de que “a Copa só vai começar em quase dois meses e o consumidor brasileiro acaba deixando as compras para a última hora. Para poder competir com as outras redes, estamos trabalhando com todas as marcas e modelos de videocassete”, ressalta o diretor.
Dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) revelam que as vendas de videocassetes vêm crescendo progressivamente no varejo. Enquanto em janeiro foram comercializados 53.867 aparelhos, em fevereiro o número aumentou para 57.735. A maior elevação, porém, ocorreu em março, quando as vendas de videocassete aumentaram para 73.068 itens, o que corresponde a um crescimento de 26,56%.