Consumidor chega ao fim do ano bem confiante
O Índice Nacional de Confiança (INC) ACSP/Ipsos, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), recuou para 162 pontos em novembro ante 166 pontos em outubro. Apesar de quatro pontos mais baixo, o indicador, que pode variar de zero a 200, continua mostrando confiança alta do consumidor.
“Apesar da ligeira desaceleração do INC, o consumidor continua confiante, se sentindo seguro no emprego e pretendendo realizar mais compras neste fim de ano. A maioria segue confiante, mas está mais cautelosa quanto ao futuro. Porém as compras de bens duráveis continuam favoráveis neste Natal”, disse Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
A classe C é a mais otimista, com 167 pontos, o mesmo resultado registrado em outubro. Em seguida vêm as classes A/B, com 152 pontos em novembro, abaixo dos 164 pontos em outubro. Finalmente, as classes D/E – as menos otimistas – com 144 pontos em novembro, diante de 146 pontos em outubro.
Quanto à posição financeira, 51% dos entrevistados julgam sua situação atual boa, índice superior aos demais períodos comparados.
13.º salário – A pesquisa mostra ainda que a intenção de compras com o uso da segunda parcela do 13º salário subiu de 18% no Natal de 2011 para 22,7% neste Natal. A intenção de pagar dívidas caiu de 36% para 27,3% em igual base de comparação. E o aumento da intenção de poupar subiu de 20% para 27,3% dos entrevistados, apontando que o consumidor está cauteloso com relação a imprevistos que possam desestabilizar o orçamento.