Notícias

Consumidor adquiriu novos hábitos de consumo em 2003

Guarulhos, 25 de novembro de 2003

De acordo com uma pesquisa realizada pela Toledo e Associados a pedido da Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP), definitivamente o consumidor paulistano mudou seus hábitos ao longo do ano, depois de ter sofrido forte queda em sua renda em 2003. Neste sentido, a palavra de ordem para muitos neste Natal é “cautela”.

O estudo revelou que 55% dos 600 entrevistados disseram que este ano foi pior que 2002, devido a fatores conjunturais, como queda da renda, aumento do desemprego e juros elevados, apesar das sucessivas quedas da taxa Selic ao longo do segundo semestre.

Lojas de rua devem ser as mais procuradas

Entre os entrevistados, participaram da pesquisa consumidores com mais de 16 anos de idade das mais diversas classes econômicas. Deste total, algo em torno de 40% dos consumidores afirmaram que pretendem presentear em média 4,9 pessoas neste Natal. O valor médio de cada presente ficou em R$ 47. Outros 4% disseram ainda não saber o que vão fazer neste fim de ano.

Como o dinheiro está curto, o comércio de rua deve receber um maior número de consumidores neste Natal, pois é nestas lojas que normalmente encontram-se os preços mais em conta. Roupas, brinquedos e calçados devem ficar na lista dos principais presentes.

Apesar de não serem citados como presentes, os eletrodomésticos, celulares e móveis devem vender melhor neste ano em comparação com o ano passado, uma vez que as condições de financiamento destes produtos estão mais favoráveis, o que significa que é o crédito que deverá alavancar o consumo, conforme afirmou o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos.

Ainda de acordo com Afif, com os resultados da pesquisa, que mostram um consumidor mais animado para as compras, embora com um comportamento discreto, os comerciantes devem fazer bastante barulho, iluminando suas fachadas e com grandes promoções. O presidente da entidade brinca sugerindo o seguinte slogan para as lojas: “Xô Crise!”.

Paloma Brito