Notícias

Consórcio dos Municípios do Alto Tietê será oficializado em abril

Guarulhos, 10 de março de 2010

A partir do dia 29 de abril, a Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat) deixa de existir e dá lugar ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que vai reunir as 11 cidades da região, que hoje representam uma população de cerca de 3,4 milhões de habitantes. O anúncio sobre o consórcio de cidades foi feito na manhã desta terça-feira, 9, durante a 41ª Reunião Ordinária da Amat, realizada na cidade de Arujá.

Guarulhos foi representada no encontro pelo prefeito Sebastião Almeida. Segundo ele, os prefeitos das cidades do Alto Tietê deram um passo importante, que permitirá maior integração no desenvolvimento de projetos conjuntos. “A criação de um consórcio dá mais força para os municípios pleitearem recursos para grandes projetos de infraestrutura junto aos governos estadual e federal”, explicou Almeida.
 
Atual vice-presidente da Amat, Almeida foi o responsável pelo anúncio do nome do primeiro presidente do Condemat, o prefeito de Arujá, Abel Larini. “O prefeito Abel foi escolhido por unanimidade, com a concordância de todos os municípios”, destacou o prefeito de Guarulhos. “A partir de agora, vamos começar a trabalhar a composição da diretoria do Condemat.”
 
A posse de Abel Larini será no dia 29 de abril, em Mogi das Cruzes. Todas as cidades receberam uma minuta da criação do consórcio, que foi enviado às Câmaras Municipais para aprovação dos vereadores. O projeto ainda está em análise pelas Câmaras de Mogi, Guararema, Poá e Itaquá.
 
“Os prefeitos dessas cidades assumiram o compromisso de aprovar a lei em suas cidades até a data marcada para a fundação do Condemat”, disse o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, e atual presidente da Amat, Jorge Abissamra. Ele encerra seu mandato à frente da associação destacando três pontos positivos: a criação do consórcio, a implantação da sede em Suzano, e a oficina de gestão em Guarulhos. “O evento em Guarulhos nos deu projeção nacional”, afirmou Abissamra.
 
O Condemat será formado pelas cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquá, Poá, Santa Isabel, Arujá, Salesópolis, Guararema, Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos.
 
Metas ambientais – Na última reunião da Amat, o prefeito de Suzano, Marcelo Cândido, convidou os prefeitos para a apresentação do “Protocolo em Defesa da Recuperação da Qualidade Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – Cabeceiras”, no dia 22 de março, em Suzano.

Segundo Candido, o documento pretende estabelecer metas a cada um dos municípios para garantir a preservação e recuperação de rios da região. “Recebemos mais de 200 propostas e temos um texto básico que vamos mostrar a todos os municípios”, disse o prefeito. Candido é o atual presidente do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – Cabeceiras.