Notícias

Congresso na Fenasoft discute uso de impressão digital

Guarulhos, 02 de agosto de 2001

Rogério Cassimiro / Folha ImagemImagine acessar a conta do banco, o provedor de internet ou o e-mail sem a necessidade de decorar senhas, mas com sua impressão digital. O que parece ficção científica está mais próximo da realidade, segundo mostrou Marcelo Ayres Branquinho, da Intersix, em palestra no Congresso Fenasoft.

O especialista falou, na manhã de hoje, sobre o uso da biometria na internet. Segundo ele, diversas empresas já desenvolvem sistemas que usam a impressão digital, íris, geometria da mão ou reconhecimento da voz para permitir o acesso a serviços da web.

Segundo o especialista, o sistema mais utilizado e de melhor resultado atualmente é o reconhecimento por impressão digital. Branquinho explica que o computador faz um mapeamento cartesiano da impressão e identifica pontos específicos.

Quando o usuário solicita acesso a um site, por exemplo, a máquina faz uma comparação entre a impressão apresentada e um arquivo armazenado. Se as imagens baterem, o acesso está liberado.

Mas existe um problema técnico no sistema. “A poeira, o suor ou o modo como se posiciona o dedo no equipamento impedem que a identificação seja perfeita”, explica Branquinho. Segundo ele, isso torna necessário trabalhar com uma margem de segurança reduzida, o que pode afrouxar a segurança.

Mesmo assim, segundo o especialista, o método é muito eficiente, e a possibilidade de duas pessoas possuírem impressões iguais é de uma em um bilhão.

Entre outras características físicas que estão sendo utilizadas em sistemas de identificação estão a geometria da orelha, o sistema vascular, o odor, a salinidade do corpo e o DNA.