Notícias

Condemat cria comissão para discutir resíduos sólidos

Guarulhos, 21 de junho de 2011

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 20, em Arujá, os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) definiram a criação de uma comissão para discutir a questão dos resíduos sólidos na região. Nesse processo, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, será o responsável pela elaboração de um diagnóstico a ser utilizado para auxiliar os municípios na busca de uma solução junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

“Vamos levantar qual a quantidade de lixo produzida, orçamentos, o que se recicla desse montante e para onde vai o lixo de cada um dos municípios”, explicou o prefeito Sebastião Almeida. “Com esses dados em mãos, vamos trazer representantes do Estado e da União para aprofundar a discussão sobre a Lei de Resíduos Sólidos.”

O prefeito de Guarulhos destacou que outras comissões serão criadas no Condemat, em áreas como Saúde, Transporte e Segurança Pública. “Só assim poderemos ter um raio X do Alto Tietê para encaminhar nossas pautas adiante”, afirmou Almeida.

Neste encontro estiveram presentes representantes das cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Biritiba Mirim, Santa Isabel e Suzano. O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa, também participou da reunião e se comprometeu a enviar ainda este mês um projeto à Câmara Municipal de sua cidade para oficializar o ingresso no Condemat.

A próxima reunião será no dia 4 de julho, em Arujá. Na pauta, uma discussão sobre os impactos do Rodoanel Leste na região.