Comércio está otimista com as vendas para o Dia da Criança
Faltando poucos dias para o Dia das Crianças, vários comerciantes de Guarulhos estão otimistas quando ao aumento das vendas. Preparados deste o final de setembro, muitos empresários dos setores de brinquedos, calçados, roupas e até celulares, esperam um aumento de clientes e de vendas.
Raimundo F. de Souza, Subgerente, da Besni, localizada na rua D. Pedro II, no Centro, espera um aumento de 15% nas vendas em comparação ao mês de setembro deste ano. Principalmente na venda de calçados, os produtos mais procurados na loja para presentear as crianças. Para Cláudio Sanches, comprador da Comercial Mesquita, também do Centro da cidade, o movimento da loja começou a aumentar desde o início da semana. “Espero que a loja venda 30% a mais nesse mês do que no mês anterior”. A loja aposta na venda de brinquedos populares como bonecas.
A gerente da loja Magazine Ives Ota, Vilani Oliveira de Lima, também está animada. Apesar de não ter uma estimativa de quanto às vendas poderão aumentar, ela espera que seja bem melhor do que no ano passado.
Não é somente o comércio central que espera bons resultados. Com 15 lojas especializadas em artigos para crianças como roupas, calçados e 6 lojas de brinquedos, o Internacional Shopping Guarulhos espera ter um crescimento de cerca de 20% em comparação a mesma época do ano passado. Isso porque o Shopping conta, além das lojas, com uma área de lazer bem completa. “O Shopping tem uma característica diferente dos outros. A nossa área de lazer é muito forte”, diz a gerente de marketing, Alessandra Tiraboschi.
Brinquedos mais procurados – O gerente comercial da Hi Happy, localizada no Shopping Poli, Lourival Rodrigues, ressalta que a aposta da loja nesse ano é nos personagens de filmes como Homem-aranha, boneca Barbie e Shrek. “Hoje as crianças estão voltadas para aos personagens de filmes. Vendemos muito em cima desses temas”, afirma Rodrigues. Embora esteja animado com um possível aumento de pelo menos 60% nas vendas em relação aos meses anteriores, – normalmente é a média de aumento – ele acredita que a situação não está muito favorável. “Acredito que Guarulhos perdeu bastantes clientes com o desemprego e a saída de muitas indústrias”, reclama.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP mostra que o mesmo tipo de brinquedo pode apresentar diferença de preços de até 364,88% e que o consumidor precisa ficar atento durante as compras para o Dia das Crianças.
É o caso, por exemplo, do brinquedo Clã dos Guerreiros, tanto o Zaes como o Gokya, da fabricante Rosita. Na loja P.B.Kids, da zona oeste da cidade de São Paulo, custava R$ 13,90, enquanto no Armarinhos Fernando, localizado no centro da cidade, era vendido por apenas R$ 2,99.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de setembro pelo Procon-SP em dez estabelecimentos comerciais distribuídos pelas cinco regiões de São Paulo.
Foram pesquisados 138 itens, mas em razão do desabastecimento das lojas, o Procon conseguiu comparar os preços de somente 109 produtos.
Outro destaque ficou também com o Clã dos Guerreiros Magnus, da Rosita, vendido por R$ 12,99 na Lojas Americanas do centro e por R$ 2,99 no Armarinhos Fernando, também no centro, uma diferença de 334,45% entre os preços das duas lojas.
O Jogo Big Brother Brasil foi encontrado por R$ 43,90 no Extra Hipermercado da zona leste e por R$ 14,99 no B.Mart da região norte da capital, uma variação de 192,86%.
Dos 109 itens comparados pelo Procon, as lojas que apresentaram a maior variedade de itens foram a Ri Happy da zona sul e o Armarinhos Fernando do centro. Ambos com 104 itens.
De acordo com a fundação, dos 109 itens, o estabelecimento Armarinhos Fernando do centro foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço, num total de 77 produtos.
O Procon aconselha o consumidor a fazer uma pesquisa de preços antes de comprar o brinquedo, além de avaliar as formas de pagamento dos diferentes estabelecimentos.