Notícias

Como ser empreendedor e empresário de sucesso.

Guarulhos, 03 de outubro de 2001

ImagemVamos sair um pouco do dia da economia e tratar do nosso comportamento pessoal para podermos nos concentrar em obter sucesso em nossos empreendimentos.

Alias o principal empreendimento de uma pessoa é ser feliz e ter sucesso nos seus negócios e, acredito que a maioria, não vai indo muito bem e fica, constantemente, jogando a culpa em tudo que passa pelo seu horizonte visual.

Mas será que podemos mudar esse cenário?

É comum ouvirmos que o empresário nasce pronto, não se faz, porém outra corrente mais lógica diz que os empresários podem ser desenvolvidos e mais, que o potencial empresarial é uma qualidade muito comum nas pessoas.

Partindo do conceito que o potencial empresarial é uma qualidade comum nas pessoas, foi desenvolvido um estudo sobre quais eram as características comuns entre os empresários de sucesso. Estudo esse que levou ao desenvolvimento de 10 Características de Comportamento Empreendedor que foram transformadas em um seminário de 9 dias denominado EMPRETEC, coordenado, com altíssima competência, pelo SEBRAE.

Este é o tipo de Treinamento COMPORTAMENTAL que todo empresário e futuro empresário deve fazer.

É comportamental porque visa praticar as características de comportamento empreendedor de modo a reforçar nossos pontos fortes e melhorar, substancialmente, os pontos fracos e, assim, mudar nosso comportamento empreendedor para melhor.

As 10 Características de Comportamento Empreendedor, identificadas nos empresários de sucesso são:

BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA

Aproveitar as oportunidades, fazer as coisas antes de forçado pelas circunstancias e agir para expandir os negócios.

CORRER RISCO, CALCULADOS.

Expor-se a situações de risco moderado, avaliar alternativas, calcular os riscos e agir para controlar resultados e reduzir riscos.

EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

Fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato, exceder os padrões de excelência e assegurar o trabalho terminado a tempo e na qualidade combinada.

PERSISTÊNCIA

Agir diante dos obstáculos, mudar a estratégia para enfrentar desafios, assumir responsabilidade para atingir as metas.

PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS

Usar estratégias para influenciar os outros, usar pessoas chaves para atingir os objetivos, agir para desenvolver relações comerciais.

INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA

Buscar autonomia, manter seu ponto de vista diante da oposição, expressar confiança na própria capacidade.

COMPROMETIMENTO

Fazer sacrifício pessoal para completar a tarefa, colaborar com funcionários para terminar um trabalho, manter o cliente satisfeito.

BUSCA DE INFORMAÇÕES

Dedicar-se a obter informações necessárias ao negócio, investigar como fazer o produto ou serviço, consultar especialistas.

ESTABELECIMENTO DE METAS

Estabelecer objetivos e metas, definir objetivos e metas claras e específicas, estabelecer metas mensuráveis.

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS

Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas, revisar seus planos, frente aos resultados obtidos, usar registros financeiros para tomada de decisões.

Lembro que ler e estudar esses assuntos, não é suficiente para mudar seu comportamento, é preciso praticá-los, de modo critico, para realmente obter melhoria do comportamento empreendedor.

LEMBREM-SE DO EMPRETEC!!!!! É UM ÓTIMO COMEÇO!!!

William Gregory
William.gregory@terra.com.br
Engenheiro Mecânico – PUC – RIO
Presidente da LWG Assessoria e Consultoria Ltda.
Diretor Financeiro da AEMERJ – Associação dos Empreendedores Empretécos do RJ
Colunista político-econômico do Teresópolis Jornal.