Notícias

Como manter saudável a empresa de pequeno porte

Guarulhos, 03 de março de 2004

Manter uma empresa de pequeno porte pode ser apenas uma questão de planejamento. Pelo menos esta é a base para sustentá-la. A conclusão é do professor Josir Simeone Gomes, coordenador do MBA Executivo em Gestão de Negócios do IBMEC Business School, que elaborou regras práticas para fazer um pequeno negócio dar certo.

Há dez anos estudando o caso de empresas familiares que quebram, Gomes criou cinco orientações para os micro e pequenos empresários. A primeira é ficar de olho no mercado em que se pretende investir, em especial nos concorrentes. A segunda, saber o momento certo para abrir o empreendimento.

Avaliar se tem conhecimento para tocar o projeto e se capacitar é outro requisito considerado fundamental pelo professor. Assim como garantir que o negócio apresente algo a mais ao mercado. E calcular o fluxo de caixa antes de abrir as portas.

” O maior problema está na falta de capacitação gerencial. Muitos empreendedores se lançam no negócio na base do entusiasmo e do modismo, sem avaliar sua viabilidade ” diz Gomes, frisando que mais de 70% das pequenas empresas brasileiras fecham as portas logo no primeiro ano de existência.