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Como limpar o nome

Guarulhos, 31 de julho de 2008

Para muitos cuidar das despesas pessoais torna-se sempre um tormento. É carnê da loja “X”, financiamento do carro, aluguel e tantas outras dívidas que acaba resultando na restrição ao crédito de muita gente. Por conta do registro no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) o número de consultas diárias na ACE-Guarulhos é grande. São consumidores que chegam para garimpar os estabelecimentos que deixaram de pagar.


Balcão de atendimento SCPC

A consulta no balcão do SCPC é rápida e muito fácil. Chegando a sede da entidade, munidos RG e CPF, o colaborador da entidade disponibiliza, em três segundos, as informações referente ao registro do nome. Com a consulta em mãos, basta o consumidor se dirigir a empresa para quitar a dívida.  Em um prazo de, no máximo, cinco dias, o nome será excluído do cadastro de inadimplentes e a situação se normaliza.

Cheques – No caso da inclusão de cheques no Cadastro de Emitentes de Cheques sem fundos (CCF), basta o consumidor procurar a agência do banco em que o cheque foi apresentado. Vale ressaltar a importância de se anotar todas as informações relativas ao cheque como número da folha, valor e data em que foi apresentado nas duas vezes.

Caso o consumidor tenha o canhoto do talão, verifique para quem passou o cheque. Procure a empresa ou pessoa que recebeu, pague a dívida e recupere o cheque que deve ser apresentado à agência do seu banco, levando junto uma carta simples do credor comunicando a ocorrência.

Já no caso de créditos, financiamentos e prestações em atraso, vá a instituição financeira que concedeu o empréstimo e siga as orientações dadas pelo gerente.

Títulos protestados – Vá ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão em que constem os detalhes sobre o autor do protesto. Entre em contato com o credor e pague a dívida. Não deixe de pedir uma carta de anuência em que conste o cancelamento do protesto.
 
Leve a carta de volta ao cartório e solicite o cancelamento do registro de protesto. Vale lembrar que o cartório cobra pela prestação de serviço. Depois de dar baixa no título protestado, peça uma certidão de cancelamento, informando que sua situação está regularizada. Esse será o comprovante de conclusão da operação de pagamento do valor.

Informações através da Central de Relacionamento no telefone, 2137-9333. A ACE-Guarulhos fica na Avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima.

Com informações: Ass. de Imprensa / ACE-Guarulhos