Artigos

Como abrir uma franquia em Guarulhos

Como abrir uma franquia
Guarulhos, 19 de outubro de 2017

Na hora de abrir uma franquia é natural que surjam muitas dúvidas e, claro, a principal delas: Por onde começar? Como abrir uma franquia da minha empresa? Dentre outras precauções, é preciso ficar de olho nas tendências e analisar com cuidado as alternativas para não meter os pés pelas mãos.

Você vai ver aqui passos simplificados e rápidos de como amenizar as chances de insucesso e de aumentar a autoconfiança sobre como abrir uma franquia.

Como abrir uma franquia

Primeiro, é preciso perceber se há real afinidade pelo segmento. E depois seguir alguns passos que listamos aqui e que ajudarão você.

1. Cadastro para abrir uma franquia

Após essa autoanálise é necessário preencher, normalmente pela internet, um formulário de cadastro para que o responsável pela franquia avalie o seu perfil.

2. Primeira reunião com a marca

Se a empresa acolher o seu pedido, então a marca vai propor para você uma primeira reunião. Neste primeiro contato, receberá o COF (Circular de Oferta de Franquia) que contém as informações mais relevantes sobre a empresa e terá, ao mínimo, dez dias para avaliar as informações.

Lembre-se: o diálogo com a marca é importante para que ambos os lados percebam a compatibilidade entre o segmento e o candidato.

Dica: Enquanto analisa as informações da circular, que tal visitar uma das unidades da empresa? Dirija-se na condição de cliente e perceba como funciona a estrutura, o atendimento e observe os clientes. Isso tudo vai ser importante para você na hora de fechar o negócio.

3. Contrato para abrir uma franquia

A palavra aqui é estar atento para assimilar as informações do contrato. Normalmente, as cláusulas não variam de empresa para empresa, há pouca brecha para alterar algum ponto que possa ser do seu interesse. Mas, fique tranquilo, algumas marcas são flexíveis e abrem espaço para negociação dos termos.

Uma informação importante: Assim que o contrato for assinado a taxa de franquia já precisará ser paga. Após o contrato assinado, chegou a hora de receber do franqueador um cronograma que trará os prazos de: instalação de sistemas, orientação para contratar equipe e reforma do ponto.

4. Escolha do ponto da franquia

Para localizar o seu ponto fixo algumas redes colaboram com essa procura, já outras pedem apenas para mostrar o local para que ele passe por uma aprovação.

Sempre vale lembrar aqui algumas orientações na escolha do ponto: verifique se a área tem um fluxo bom de movimentação e se ela permite que a sua empresa se fixe ali, afinal de contas, essa é a melhor forma de garantir a obtenção do alvará da prefeitura para o funcionamento da unidade. Também é importante considerar que algumas marcas fazem exigências mínimas quanto ao ponto onde a franquia será instalada, requerendo características específicas de metragem, capacidade de estacionamento e outros detalhes.

5. Escolha do imóvel

Para não lidar com imprevistos, opte por um acordo de tempo determinado de locação de no mínimo cinco anos, tempo de duração da maioria dos contratos franqueados. Uma dica importante é aproveitar a reforma do imóvel para conseguir algum desconto, com o proprietário, no valor do aluguel por conta das melhorias permanentes que a sua reforma trará.

Importante: No contrato de locação, insira a cláusula sobre vigência, dessa forma, se o atual proprietário vender o imóvel, o novo dono tem a obrigação de respeitar o prazo definido no contrato de permanência. Caso contrário, o novo proprietário pode enviar uma notificação de desapropriação para ser cumprida em 90 dias.

6. Fase final

Após assinado o contrato de locação, é hora de abrir, legalmente, uma empresa e entrar, junto com a equipe, em processo de treinamento para garantir que os padrões de negócio e atendimento da rede continuem. É importante haver total envolvimento, isso fará toda a diferença.

Como garantir o sucesso do investimento?

Em Guarulhos, investir de maneira certa e consciente em uma franquia tem se revelado uma opção com alta rentabilidade. Grandes marcas inauguram unidades em Guarulhos por identificarem o potencial de mercado para o seu empreendimento.

Por vezes, mesmo seguindo esses passos, é normal sentir a necessidade de um suporte para ajudar nesse processo, são muitas etapas para serem seguidas, não é mesmo? E é preciso estar seguro em cada uma delas.

Além de saber como abrir uma franquia, é importante estar atento ao processo burocrático após a escolha, como a abertura da empresa e o registro da marca, para garantir a segurança do seu negócio. Veja neste artigo por que o registro de marcas é importante para o seu negócio.