Notícias

Comércio se prepara para Dia dos Pais

Guarulhos, 22 de julho de 2004

O comércio deverá comemorar, e muito, o resultado nas vendas para o Dia dos Pais. A expectativa da indústria têxtil é acabar com os estoques de roupas de inverno, e também deve haver expansão em eletroeletrônicos e cosméticos.

De acordo com Roberto Chadad, presidente da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), cerca de 80% das 65 milhões de peças de inverno que ainda restam no Brasil deverão ser vendidas nesta data, proporcionando um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Chadad diz que essa expectativa se deve ao frio intenso que atinge o País.

Porém, ele adverte que se as temperaturas continuarem baixas, os lojistas poderão ter problemas. “Temos como atender o consumidor até o mês de agosto. Se o frio permanecer além disso, corremos o risco de ficar sem estoque. Já não dá mais tempo para reabastecer o comércio”, afirma.

A rede Luigi Bertolli faz parte das lojas de roupas masculinas que esperam vender muito no Dia dos Pais. Segundo Carlos Magno, diretor comercial da empresa, o crescimento real em relação ao ano passado deverá ser de 20%. Na expectativa de atingir esse incremento, a rede abasteceu o estoque para a data. Mas, uma parte já foi vendida por conta das baixas temperaturas. “Estamos com o estoque no mesmo patamar do ano passado, apesar de termos comprado mais peças. Acredito que a procura por vestuário será maior neste ano, principalmente, por jaquetas e blusas de tricô”, aposta Magno.

Muito além da roupa – Mas o aumento das vendas para a data não deve ficar restrito ao setor de roupas. Outro segmento que promete crescimento no faturamento é o de eletroeletrônicos: celulares, DVD e câmeras digitais estão na lista dos mais cobiçados. Há quem arrisque dizer que as vendas de home theater e televisores com telas de cristal líquido também devem crescer.

“Essa data acaba sendo um motivo para os próprios pais realizarem seus sonhos e se presentearem com equipamentos eletrônicos mais caros. Por isso temos um bom estoque”, explica Edson Pinto, diretor da Panashop. A expectativa da loja, especializada em eletroeletrônicos, é aumentar em 30% suas vendas em relação ao ano passado.

O segmento de perfumes e cosméticos para homens também pretende vender mais. A rede de lojas O Boticário tem expectativa de crescer 15%. Para isso, a empresa investiu R$ 1 milhão em marketing. A aposta para aumentar as vendas será concentrada nos cinco estojos promocionais da marca, que incluem perfume, desodorante, creme de barbear, gel pós-barba e para cabelo. O estoque de produtos é estipulado por cada loja franqueada.

Kelly Ferreira