Comércio precisa vender estoque atual para avançar
O desejo de que 2004 seja um ano melhor para o comércio só deve se concretizar se os negócios deste último mês consumirem os estoques. Isso seria fundamental porque o volume sazonal de vendas no primeiro trimestre costuma ser o menor do ano, de acordo com estatísticas econômicas.
“Caso a redução de estoques se confirme, será possível investir nos negócios. Nesse cenário há espaço para um avanço de 4,1% da economia brasileira. Mas, caso ocorra o contrário, o desempenho do País voltará a ficar comprometido”, alerta Alexsandro Agostini, analista econômico da consultoria Globalinvest.
Recuperação – Abdala Hesser, proprietário de loja, conta que após um breve crescimento das vendas no primeiro semestre, o movimento voltou a cair, recuperando-se somente em dezembro. “Não sei o que esperar do próximo ano. O governo sempre anuncia otimismo, mas não há como ter certeza do desempenho econômico”, diz.
Essa também é a opinião de Simone Souza, gerente de loja. “Quem trabalha no comércio, incondicionalmente espera que a situação melhor, mas a verdade é que a cada ano, o movimento cai um pouco mais”, afirma.