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Comércio eletrônico fatura 15,3% a mais em 2015 do que no ano anterior

Guarulhos, 07 de março de 2016

O cenário econômico do Brasil foi desfavorável para todos os setores da economia em 2015, mas enquanto o varejo amargou queda de 8,6%, o comércio eletrônico manteve crescimento de dois dígitos. No ano passado, o setor movimentou R$ 41,3 bilhões – 15,3% a mais que em 2014. Os efeitos da crise para o e-commerce, no entanto, terão maior impacto nos resultados de 2016, quando o crescimento deve ficar na casa dos 8%, atingindo R$ 44,6 bilhões. É o que revelou o 33º Webshoppers, relatório divulgado recentemente.

“Em 20 anos de e-commerce, é a primeira vez que o desempenho pode ficar abaixo dos 10%, muito em função da perda paulatina do poder de compra do brasileiro, principalmente das classes C e D, que vinham aumentando sua participação no segmento nos últimos anos”, diz Ludovino Lopes, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. “Apesar da queda, os resultados ainda serão melhores que os do varejo tradicional”.

De 2001 a 2015, o crescimento médio anual do e-commerce foi de 37%, totalizando 7.509% de incremento. Nesse mesmo período, o varejo restrito (varejo total menos vendas de combustível, automóveis e construção civil) apresentou crescimento de apenas 127%.

O relatório analisa a evolução do e-commerce, tendências, estimativas, mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores, traçando um perfil do setor. É realizado pela E-bit com apoio da camara-e.net e outras entidades e associações.