Censo mostra força do comércio guarulhense
A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e a Universidade Guarulhos (UnG) divulgaram ontem, no salão nobre da universidade, o resultado da 1ª etapa do Censo Empresarial de Guarulhos. A pesquisa evidenciou o fortalecimento do comércio guarulhense, como também, a necessidade de uma parceria mais efetiva entre empresários e ACE.
Censo mostra que associados da ACE querem estreitar relacionamento com a entidade
O censo foi realizado entre os meses de março e junho por agentes de relacionamento da Associação Comercial. Foram entrevistados cerca de 1.000 empresários que responderam a 70 perguntas voltadas a questões como: marketing; crédito, contábil e financeira; administração e recursos humanos.
De acordo com a pesquisa, os empresários declaram que seus empreendimentos nasceram em Guarulhos e reafirmaram a identificação de seus empreendimentos com o município e com o comércio local. Um dado importante mostra que a maioria das empresas obteve um crescimento natural, mas salientaram a necessidade de estabelecer um diálogo mais próximo com a entidade para resolução de seus problemas.
Quando o assunto é marketing e o relacionamento com o cliente as informações são preocupantes. A maior parte dos associados disse que não existe nenhum profissional que responda pela área de marketing e que o atendimento se resume ao cliente. O mais preocupante é que a maioria dos empreendimentos não realiza nenhum tipo de ação com objetivo de avaliar o grau de satisfação do cliente, como também, não possuem nenhum Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
A Associação Comercial deve, também, realizar ações que estimulem um maior controle das finanças das empresas. O censo mostrou que um quinto dos associados entrevistados não possui controle algum sobre os custos de seu negócio. Entretanto, os pesquisados disseram, também, que não criam nenhum fundo de reserva para o pagamento de férias, décimo terceiro salário, rescisão, entre outros. Para quitarem suas obrigações, os empresários utilizam, em sua maioria, o faturamento mensal da empresa.
Professor Cristiano Gimenez, da UnG, apresentou os dados da pesquisa
A tarefa da ACE-Guarulhos de fomentar a capacitação empresarial é grande. Os questionários referentes ao setor de recursos humanos demonstraram a necessidade de a entidade ajudar na elaboração de uma política de recursos humanos, principalmente para aferir e trabalhar as necessidades dos seus colaboradores, já que a maioria das empresas, apesar de terem bem definidos uma política de salários e cargos, se quer possuem ações que demonstrem o grau de satisfação de seus colaboradores.
As duas instituições já trabalham na tabulação de uma nova pesquisa. Desta vez, o questionário está sendo feito com os associados inativos. Em seguida, a parceria realizará um censo com as empresas não-associadas.