Notícias

Cadastro Positivo melhora avaliação de consumidores

Presidente da ACE defende cadastro positivo obrigatório

Guarulhos, 15 de fevereiro de 2018

Criado em 2011, o Cadastro Positivo já aumentou a pontuação de 40% dos consumidores analisados nesse banco de dados. No total, são cerca de 6 milhões de pessoas cadastras de modo voluntário. Essa pontuação é levada em conta por empresas para, por exemplo, conceder crédito.

O Cadastro Positivo é bom para os consumidores que mantêm seus pagamentos em dia, pois facilita a tomada de empréstimos a juros menores, que se baseiam no perfil e em todo o histórico de pagamentos desse consumidor. Essas informações, hoje autorizadas a serem analisadas de forma voluntária pelos consumidores, ficam à disposição do comércio, dos bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral.

Para o superintendente de Cadastro Positivo e de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, Pablo Nemirovsky, com a ferramenta a economia do país ganha. “Ganha a empresa, que aumentará as vendas, e ganha o consumidor, que terá crédito mais barato”, afirmou Nemirovsky, durante palestra na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, realizada em janeiro.

O presidente da ACE, William Paneque, concorda. “Esse é mais um mecanismo que deve continuar empoderando o empresário na busca por resultados positivos”. Ele defende que a adesão seja automática. Hoje, ela é voluntária. “A adesão automática facilitará a geração de novos negócios aquecendo ainda mais economia do país, que está em recuperação”, disse.

Em tramitação

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8184/17, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite a abertura automática de cadastro positivo de consumidores, sem necessidade de autorização prévia do cadastrado, como ocorre hoje. O projeto altera a Lei 12.414/11, originada da Medida Provisória 518/10, que trata do Cadastro Positivo.

Se a mudança na lei for aprovada, será necessário requerimento expresso do consumidor para sua exclusão do cadastro. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Passo a passo para se cadastrar

  1. O consumidor deverá autorizar sua inclusão no Cadastro Positivo;
  2. O cadastro deve ser feito diretamente nas instituições financeiras ou empresas com as quais o consumidor tem relação de crédito. Para isso, é preciso pedir e preencher uma ficha e entregar diretamente à fonte;
  3. Também é possível fazer a inscrição pela internet no site da Boa Vista Serviços.

O que piora o score      

Empréstimos e dívidas em atraso;
Ter elevado comprometimento da renda com dívidas;
Estar com o nome sujo;
Não fazer parte do Cadastro Positivo.

O que melhora o score
Pagar as contas em dia;
Manter as informações atualizadas no banco;
Ter menos de 30% da renda comprometida com dívidas.