Câmara barra CEI sobre enchentes em Guarulhos
O vereador Lamé Smeili (PT do B) conseguiu apenas nove assinaturas, duas a menos que o necessário, para instaurar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as causas das enchentes ocorridas em Guarulhos e os responsáveis. Com a negativa, protocolou ontem na Câmara Municipal um requerimento para aprovar uma Comissão Especial de Estudos (CEE) com a mesma finalidade.
Para Lamé, os governos Federal, Estadual e Municipal são responsáveis pelas enchentes que assolam Guarulhos desde o dia 8 de dezembro por permitirem que pessoas se instalem próxima aos rios. “O PT e o PSDB boicotaram a CEI, pois sabiam que tanto a Prefeitura como o governo do Estado são culpados.” Ele acredita que conseguirá aprovar a CEE. “Vamos discutir e dar sugestões do que fazer para evitar novas tragédias. Devemos aprovar na quinta, constituir a comissão depois do Carnaval e seguir os estudos até antes do recesso do meio do ano.”
De acordo com o líder do Governo, Zé Luiz (PT), não seria interessante a instalação de uma CEI já que não seria possível investigar o Governo do Estado. “O caso da enchente é problema do Estado que não faz a manutenção do rio Tietê há mais de três anos. Já uma comissão de estudos pode trazer informações para a população.”
Já o líder da Oposição, Geraldo Celestino (PSDB), é contrário a qualquer CEI e CEE sobre o tema. “Este assunto está sendo discutido nas esferas do poder Executivo. Tentar colocar uma comissão é fazer política eleitoreira.”