Notícias

Brasil já tem pronto plano para Alca “light”

Guarulhos, 10 de dezembro de 2003

O governo brasileiro já preparou sua proposta para a próxima reunião da Alca (Área de Livre Comércio das Américas): contém o máximo de ambição em matéria de derrubada de tarifas de importação e o máximo de cautela em temas que não são exatamente relacionados ao comércio de bens, como investimentos e serviços.

O documento brasileiro estava sendo discutido nesta segunda-feira (08/12) em Montevidéu (Uruguai) com os demais sócios do Mercosul, na medida em que a expectativa do Itamaraty é que seja adotado por todos.

O texto será levado à reunião do CNC (Comitê de Negociação Comercial), principal órgão técnico da Alca, já marcada para o período de 2 a 6 de fevereiro, na cidade mexicana de Puebla.

Esse encontro será a primeira tentativa dos 34 países que negociam a Alca de definir um roteiro de negociações após a conferência ministerial de Miami (EUA), em novembro, que simplesmente adiou as principais decisões, com o que o encontro de Puebla tornou-se politicamente relevante.

Miami decidiu por uma Alca “light”, como queria o governo brasileiro, na qual haverá “um conjunto comum e equilibrado de direitos e obrigações que sejam aplicáveis a todos os países”.