Brasil é sexto país mais empreendedor do mundo
O Brasil classifica-se em sexto lugar no ranking dos países empreendedores, participando desse mercado com 13,5%. No Brasil, 42% das empresas são abertas por oportunidade de mercado. A média mundial é de 61%. Em países como a França este percentual chega a 97%. Esses números foram apresentados pelo gerente da unidade de orientação empresarial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae nacional), Octávio Knaack.
O Brasil possui cerca de 4,5 milhões de MPEs, segundo dados da Fundação Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Para este universo e para os futuros empreendedores, Octávio Knaack afirmou que o primeiro passo para quem deseja abrir um negócio é formular um plano. “O plano de negócios tem que ser simples, efetivo e mensurável para gerar decisões e fazer correções”, pondera o gerente.
Toda vez que se aborda a questão das MPEs vem à tona a necessidade de capital e de um tratamento diferenciado, que dê estímulo ao micro e ao pequeno empresário para ir ao mercado.
Ter um bom administrador vem em primeiro lugar com 54,4%. “A microempresa se caracteriza de não se cercar de bons profissionais. O microempresário não percebe a necessidade de contratar um bom profissional que terá um retorno no futuro”, avalia Octávio Knaack. Outros fatores de sucesso apontados na pesquisa são ter bom conhecimento do mercado, com 36,4%; capital de giro próprio vem com 19%; e ser uma empresa com persistência fica com 16,9%.
A pesquisa do Sebrae nacional enumera os principais motivos de fechamento de empresas no Brasil. A falta de capital de giro, com 26,3% classifica-se em primeiro lugar; seguido por falta de cliente, 21,1% e carga tributária elevada, 17,5%. “Os fatores que levam ao fracasso empresarial são diferentes dos indicadores de sucesso”, analisa o gerente de orientação empresarial do Sebrae.