Palavra do Presidente

Bons ventos para a nossa economia em 2018

Indicadores apontam para uma recuperação gradual, mas sustentável

Guarulhos, 16 de janeiro de 2018

Desde 2014 nossas conversas sobre a economia local e nacional giram em torno de uma palavra: crise. Independente dos motivos que levaram o nosso país a este longo cenário de retração, todos nós sofremos muito e continuamos sentindo os sintomas desse que é um dos piores períodos para a nossa economia.

Mas os sinais que os especialistas mostram são de recuperação. Ainda que nós ainda não consigamos sentir essa melhora no bolso, os números são claros. E de tendência positiva.

A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 3,5% em 2017, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Em Guarulhos, a queda da inadimplência foi 4,2% menor no acumulado de janeiro a outubro de 2017. Comparando outubro do ano passado com o mesmo mês de 2016, a queda foi ainda maior: de quase 6%. Isso fez com que as estatísticas sobre o consumidor guarulhense fossem melhores do que as de toda a região do Alto Tietê, do Estado de São Paulo e até do Brasil.

Curva ascendente também é apresentada pelo indicador de pedidos de falência, que tem queda de 18,2% no acumulado de 2017 em relação a 2016.

Tudo isso sem falar nos dados da Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, relativos a novembro, que mostram a consolidação da recuperação do varejo, sinalizando tendência de crescimento mais expressivo das vendas para 2018. O varejo restrito apresentou expansão de 5,9% em relação a novembro de 2016, superando as previsões do mercado e elevando para 1,1% o aumento acumulado em 12 meses, com taxas positivas em cinco das oito atividades pesquisadas.

Economistas reduziram a previsão para a inflação e elevaram a estimativa para o crescimento econômico em 2018. Segundo o relatório Focus, feito com base em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, a previsão do mercado para a inflação em 2018 baixou para 4,03%. E analistas do mercado também mantiveram a previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 7% ao ano para o final de 2017. Atualmente, a taxa está em 7,5% ao ano.

Como se vê, todos os indicadores apontam para uma gradual, mas sustentável recuperação. Portanto, o momento é de boa expectativa. Mas é preciso estar preparado para essa retomada. Agora, quem soube utilizar a crise para se reinventar, investir em capacitação e inovação, vai se destacar. Terá mais condições de competir.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos esteve ao lado dos empresários da cidade durante todo esse período difícil, oferecendo soluções comerciais e representatividade. Continuaremos atuando fortemente neste sentido, acreditando que sempre é tempo de buscar melhorias para o seu negócio. Seja ele micro, pequeno, médio ou grande. Conte sempre com a ACE-Guarulhos. Juntos somos muito mais fortes.

William Cotrin Paneque
Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos