Bom humor é trunfo de mídia em banheiro
Ir ao banheiro não é mais a mesma coisa, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nessas cidades, um novo tipo de propaganda está surpreendendo os frequentadores de bares, restaurantes, academias, shoppings e supermercados, entre outros estabelecimentos. Trata-se da mídia indoor, com anúncios muitas vezes recheados de bom humor.
Neste novo conceito de mídia, o objetivo é anunciar enquanto as pessoas estão usando o toalete. “Colocados em lugares estratégicos, os anúncios atingem o consumidor de forma eficaz, com índice de recall de até 93%”, afirma Michel Eberhardt, sócio-diretor da New Ad, empresa pioneira deste formato de publicidade no Brasil.
Formatos – Há a possibilidade de escolha entre quatro formatos de anúncios: os miniboards (44x32cm), os bigboards (90x60cm), os sampling boards (com um suporte para colocar amostra de produtos) e o áudio board, que, acionado por um sensor de presença, dispara uma gravação de até 20 segundos.
Existem outras vantagens na mídia indoor. “Como pode haver foco por tribo, idade e renda, este é o único veículo que tem precisão de 100% na segmentação por sexo, atingindo homens e mulheres de maneira eficaz”, diz Michel.
Outra especialista que compartilha da mesma opinião é Marlene Pereira, gerente comercial da Cantegril, empresa que trouxe da Itália o modelo de secador de mãos e, através da Smart Air, divisão que cuida da mídia indoor, aposta neste novo formato de divulgação. “No Dia dos Namorados anunciamos lojas com sugestões de presentes que podem agradar os parceiros”, afirma.
O retorno, ou recall, é garantido. Para Marlene, 90% das pessoas que estão em um shopping passam pelo sanitário. O contrato neste ramo geralmente é mensal e os preços costumam ser a partir de R$ 200 por mês por quadro (secador de mãos). Os anunciantes variam. A New Ad, por exemplo, costuma trabalhar com bares, restaurantes, academias, faculdades, quadras de futebol e buffet infantil. A Smart Air trabalha com shoppings, supermercados e cinemas.
Simples e objetivos
Além do humor inteligente, os anúncios desenvolvidos para serem expostos nos secadores de mãos podem simplesmente exibir informações com objetividade. É o caso de propagandas divulgando serviços de recrutamento de profissionais pela internet ou de concessionárias de veículos, entre outros possíveis anunciantes.
André Alves