Bens de capital:Linha de crédito pretende dinamizar o setor
Uma linha especial, com taxa de juros menores e pagamento de longo prazo, vai financiar a renovação do parque de máquinas e equipamentos das micro, pequenas e médias empresas de qualquer município do País. O incentivo vai ser oferecido pela Nossa Caixa, e pretende dinamizar o setor de bens de capital.
Juros de 14,95% ao ano
A linha é dirigida para empresas extrativas, indústrias de transformação ou construção, e devem estar enquadradas na classificação nacional de atividades econômicas (CNAE). Estão excluídos do financiamento investimentos a empreendimentos imobiliários residenciais, time-sharing, hotel-residência e loteamento.
O limite máximo para o financiamento é de até 90% do valor da nota fiscal da máquina ou equipamento. A taxa de juros é de 14,95% ao ano. A amortização é mensal, calculada pela Tabela Price, e o prazo de pagamento é de até 60 meses, incluída a carência de três ou seis meses. Não há limite de crédito, mas a aprovação depende da análise da Nossa Caixa. Os equipamentos e máquinas devem ser novos e de fabricação nacional e devem também estar cadastrados no Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI) do BNDES.
Classificação Nacional de Atividades Econômicas
Pela CNAE, indústrias extrativas são as produtoras de carvão mineral, petróleo, minerais metálicos e não-metálicos. As indústrias de transformação são aquelas que produzem bens como alimentos, produtos têxteis, celulose, papel, material plástico, máquinas para escritório e informática, móveis, bebidas, artigos do vestuário. A classificação considera como indústria de construção as que realizam projetos de edifícios e obras de engenharia civil, infra-estrutura para energia elétrica e telecomunicações, entre outras.
A linha de crédito da Nossa Caixa faz parte do Programa de Modernização do Parque Industrial Nacional (Modermaq) e conta com repasses de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A linha está disponível nas localidades com agências da Nossa Caixa (no Estado de São Paulo e nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Londrina, Curitiba, Campo Grande, Uberlândia e Brasília).
Rodrigo Turrer