Notícias

BC divulga hoje a 1ª lista negra

Guarulhos, 15 de abril de 2002

O Banco Central divulga hoje a primeira de uma série de listas com os dez bancos e as dez administradoras de consórcio. Todas foram alvo de reclamações dos clientes junto à central de atendimento do BC. Feita em janeiro pelos diretores Tereza Grossi (Fiscalização) e Sérgio Darcy (Normas), a promessa foi resposta à matéria publicada pelo Jornal do Brasil mostrando que, seis meses após o lançamento do código de defesa do cliente bancário, nenhuma instituição havia sido punida.

A lista anunciada pelo BC deverá conter o nome da instituição, o número de agências, clientes e de reclamações, além do prazo que leva para solucioná-las. O ranking será atualizado mensalmente e deixará na mira dos clientes e dos órgãos de defesa do consumidor as instituições que mais desrespeitam as normas.

Julgamento – Embora as entidades financeiras tentem escapar do enquadramento dos Procons, a Justiça deve impor uma derrota a essas instituições esta semana. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a ação da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) propondo que o Código de Defesa do Consumidor não seja aplique aos bancos. O Consif alega que os serviços bancários não constituem relações de consumo.

O objetivo da confederação é que as instituições financeiras sejam enquadradas apenas no código do cliente bancário, aprovado em julho do ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A norma é muito menos abrangente do que o Código do Consumidor. Não contempla, por exemplo, uma das principais queixas dos correntistas: as extensas filas nos bancos.

MARISE LUGULLO