Bancos vão aceitar cheque com data errada até o fim do mês
Por força do hábito, muitos consumidores devem assinar o cheque com data errada por algum tempo, se esquecendo de que já estamos em 2003. O erro, comum nesta época do ano, faria com que o documento fosse devolvido pelo banco. Para evitar este problema, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) determinou que as instituições recebam em janeiro todo os cheques preenchidos com data de 2002.
Pelo código comercial, todo cheque tem o prazo de seis meses para ser apresentado e pago pelo banco. Passado este período, ele prescreve, ou seja, seu pagamento passa a ser recusado. O cheque emitido em 2 de janeiro de 2003, por exemplo, que for preenchido como 2 de janeiro de 2002 não pode mais ser descontado. No entanto, a Febraban abriu uma exceção este mês para evitar transtornos para clientes e bancos.
Apesar disso, o consumidor deve ficar atento ao dar pré-datados, cujo volume aumenta bastante nesta época do ano. O ideal é que seja anotado na frente de cada cheque, as datas de depósito, para que, no caso de os documentos depositados pelo lojista fora da data combinada, ele possa reclamar com o comerciante.
Cuidados com o cheque
Ao receber o talão de cheques, é bom conferir se seus dados pessoais estão corretos na impressão da folha. Em seguida, é preciso checar se o número de folhas pedido ao banco consta no talonário. O correntista jamais deve assinar cheques em branco, orienta a Febraban. Também deve ter cuidado ao pegar a caneta emprestada para evitar ser vítima de pessoas de má fé. Existem tintas que podem ser removidas após algumas horas. E é possível preencher novamente o cheque com valores mais altos.
Vanessa Pessoa