Notícias

Bancos já recebem seguro obrigatório e IPVA de 2003

Guarulhos, 10 de dezembro de 2002

arteA partir desta terça-feira (10), a rede bancária estará recebendo os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2003 de contribuintes que desejam antecipar o recolhimento do tributo. Segundo o supervisor do programa do IPVA, Oséas Pires Ferreira, o dono de veículo poderá também antecipar o pagamento do seguro-obrigatório DPVAT/2003 cujo valor continua sendo R$ 51,62.

O contribuinte só não poderá antecipar o licenciamento do veículo porque a legislação determina que o recolhimento dessa taxa seja feito dentro do exercício vigente. Quem quiser antecipar o licenciamento do ano que vem, que geralmente tem o cronograma vinculado ao final de placa do veículo, poderá fazer o pagamento a partir de 2 de janeiro.

A Secretaria da Fazenda não enviará para a casa do contribuinte guias do IPVA. O dono de veículo receberá um informativo contendo os valores a pagar, com e sem desconto, os valores do seguro-obrigatório e das taxas de licenciamento e até das multa. Com esse aviso ou com o número do Renavam, que consta no documento do carro, o contribuinte poderá efetuar os pagamentos. “Somente veículos zero, que ainda não constam dos cadastros, é que precisarão preencher guia”, disse Oséas Ferreira.

Guia

A única forma de se emitir uma guia de IPVA é pelo site da secretaria www.fazenda.sp.gov.br.

Para o IPVA/2003, a opção estará disponível a partir desta terça (10). Também entra em funcionamento o Disque-IPVA/2003 no número (011) 3243-3977.

Na primeira fase de postagens dos avisos de pagamento do imposto, que vai até 21 de dezembro, receberão os informativos 8,6 milhões de proprietários de carros cadastrados até o final de outubro de 2002. “Já postamos 5,5 milhões de avisos”, disse o supervisor do IPVA. De 26 de dezembro a 6 de janeiro de 2003, serão enviados os avisos de 750 mil a 800 mil veículos que entraram na frota do Estado a partir de novembro.

Elza Yuri Hattori