Atividade industrial cresce pela primeira vez desde abril
A atividade industrial em São Paulo melhorou em agosto e registrou o primeiro avanço desde abril, confirmando as expectativas de analistas de que a economia deve crescer de forma moderada no segundo semestre.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) informou nesta terça-feira, 30, que seu Indicador do Nível de Atividade (INA) subiu 0,3% na comparação com o mês anterior e 1,1% em relação a agosto de 2002.
Em julho, o índice havia ficado estável após dois meses de queda. No ano até agosto, a produção industrial acumula queda de 0,5%.
“Bens intermediários sustentam a produção da indústria em agosto,” afirmou a Fiesp em comunicado.
Após o país entrar em recessão no primeiro semestre, analistas acreditam que a reversão do aperto monetário iniciada em junho trará alguma melhora da economia na segunda metade do ano.
A Fiesp informou ainda que a utilização de capacidade instalada atingiu 80,1 por cento, acima do patamar de 79% visto em julho, mas ainda abaixo do nível de agosto de 2002, quando era de 82,4%.
As vendas reais da indústria subiram 0,3% em agosto contra julho e 1,3% em relação a igual mês do ano passado. O acumulado do ano também aponta avanço de 0,3%.
Entre os setores que tiveram as melhores performances, destacam-se os produtos químicos, com crescimento de 1,6% contra julho e de 11 por cento na comparação com agosto de 2002.