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Atendimento ágil e objetivo ajuda clientes indecisos a definirem compra

Guarulhos, 09 de dezembro de 2003

ArteNo Natal, temporada marcada por lojas cheias e filas intermináveis, a única certeza é a indecisão do consumidor diante das listas de presentes. Para minimizar o problema, os lojistas precisam adaptar o atendimento dos vendedores, que deve ser ágil e objetivo. Para obter bons resultados, comerciantes devem promover treinamentos específicos de sua equipe de vendas para esta época do ano, incluindo os trabalhadores temporários, que devem aprender também o perfil da loja e conhecer os produtos vendidos.

– As vendas natalinas são mais rápidas e menos trabalhadas. São muitos os clientes e, normalmente, todos compram pequenos valores. Por isso, o vendedor não pode deixar de atender nenhum deles – ressalta Ulisses Reis, diretor de empresa especialista no assunto.

Segundo Reis, as vendas aumentam com o treinamento porque a equipe aprende a oferecer uma solução rápida para a lista de presentes do consumidor, que geralmente está apressado e estressado às vésperas do Natal. “Assim, o lojista elimina filas e ganha público”, relaciona.

– O consumidor do Natal é diferente porque não sabe o que vai comprar na maioria das vezes. Os vendedores precisam saber dar sugestões e são treinados para isso – ressalta Luiz Carlos Clemente, supervisor de loja.

Raquel Abrantes