Notícias

Associação garantidora de crédito inicia projetos no interior

ACE-Guarulhos é uma das seis associações comerciais do Estado que formam a AGCP

Guarulhos, 25 de janeiro de 2018

 

A primeira associação garantidora de crédito para micro e pequenas empresas do estado de São Paulo deu início a seus projetos na última semana, em Americana (SP). A Associação de Garantia de Crédito Paulista (AGCP) entregou as duas primeiras cartas de garantia a dois empresários americanenses, no dia 18/01. O presidente do Sicoob Cantareira, Hugo Mesquita (que também é conselheiro da ACE-Guarulhos), esteve presente. Ele é o vice-presidente da AGCP.

Criada pela ACE-Guarulhos, ao lado das coirmãs de Americana, Araraquara, Limeira, Rio Claro e São Carlos e pelas cooperativas de crédito vinculadas a estas entidades, a AGCP vai funcionar como um fundo garantidor para que instituições bancárias aprovem financiamentos às MPEs a taxas mais acessíveis.

Com a carta de crédito da nova entidade, os empresários podem buscar recursos para investir em seus negócios sem precisar alienar seus bens. As ACEs e as cooperativas que fazem parte da AGCP conseguiram um aporte inicial de R$ 1 milhão. “As entidades passaram os últimos dois anos angariando esse fundo de risco”, explica a presidente da associação, Maria Antônia Bueno, que também é diretora da cooperativa de crédito ligada à Associação Comercial de Rio Claro.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, a participação da entidade cumpre a missão de apoiar os micro e pequenos empresários. “Em 2015, segundo o Sebrae-SP, 33% desses empreendedores não conseguiam viabilizar empréstimos bancários. Não é de se espantar que esse número tenha aumentado com a crise dos anos seguintes”, aponta.

Hugo Mesquita disse que as atividades foram iniciadas em Americana por uma questão estratégica. “Pretendemos iniciar as atividades em Guarulhos ainda no primeiro semestre deste ano. ”

Ainda de acordo com a presidente Maria Antônia, os micro e pequenos empresários passarão por rigorosa análise de crédito antes de terem suas cartas emitidas. “A AGCP não empresta dinheiro. Em caso de inadimplência é a entidade que fará a cobrança”, completa.