Notícias

Associação Comercial festeja aniversário de 108 anos

Guarulhos, 09 de dezembro de 2002

arteA Associação Comercial de São Paulo comemora nesta segunda (09/12) o aniversário de 108 anos de fundação da entidade. A festa será marcada pela inauguração da decoração natalina e do lançamento do Concurso Natal Iluminado 2002. A igreja Beato José de Anchieta, a Secretaria Estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania e o Marco da Paz, que fica na praça do Pátio do Colégio, serão iluminados com 150 mil minilâmpadas, 1,5 mil pisca-piscas e um canhão de luz, controlado por computador, que irá alternar efeitos especiais de luzes em 23 cores diferentes.

Cerimônia – As comemorações de aniversário da Associação começam às 17 horas, com uma plenária solene na sede da entidade. A partir das 18 horas, será celebrado um culto ecumênico na Igreja Beato José de Anchieta. A cerimônia contará com as presenças do bispo Dom Fernando Antonio Figueiredo, do rabino Henry Isaac Sobel e do reverendo Jair alves, da Igreja Metodista na 3ª região eclesiástica. O culto ecumênico terá a apresentação do coral Da Boca Pra Fora do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, da cidade de Tatuí. No final da cerimônia, o maestro e violonista Robson Miguel fará uma apresentação especial.

Já confirmaram presença no evento autoridades do poder público municipal e estadual e empresários. A inauguração oficial da decoração de Natal acontece às 20 horas. Este ano, a Associação Comercial realiza a quarta edição do concurso Natal Iluminado. Poderão participar moradores de casas e edifícios, lojistas e empresas. As 15 distritais da Associação Comercial de Comercial de São Paulo irão escolher as três melhores decorações de casas, prédios e estabelecimentos comerciais.Será levado em consideração na hora da escolha, a criatividade e originalidade dos participantes.

Inscrições – Para participar, é preciso apenas se inscrever em uma das distritais da Associação Comercial. A escolha dos finalistas vai acontecer até o dia 31 de dezembro. As distritais formarão um júri para a escolha dos vencedores. Já a premiação está prevista para acontecer no final do mês de janeiro, quando serão anunciadas as decorações vencedoras. As melhores serão premiadas com um troféu.

Aniversário – A trajetória da Associação Comercial de São Paulo nesses 108 anos se confunde com a própria história da cidade de São Paulo. A entidade foi fundada em 1894 e seu primeiro presidente foi Antonio Proost Rodovalho, que idealizava a união da classe empresarial do Estado de São Paulo naquele período, além de defender o crescimento econômico do País. A primeira grande vitória da entidade foi a criação de uma alfândega seca na cidade. Era um posto destinado para a liberação de documentos para os comerciantes. Em 1917, a entidade passou a ser chamada de Associação Comercial de São Paulo e Centro do Comércio e Indústria de São Paulo. Nessa época, já era considerada uma das maiores lideranças empresariais da cidade de São Paulo.

Mas foi em 1932 que a entidade mostrou sua força na Capital Paulista, liderando as ações de apoio ao Movimento Constitucionalista de 1932. O então presidente da Associação, Carlos de Souza Nazareth, passou a orientar a indústria e comércio a evitar uma alta de preços, controlar estoques, além de garantir empregos e salários dos trabalhadores. A Associação foi responsável pela campanha do Ouro para o Bem de São Paulo, que visava garantir suprimentos para as tropas revolucionárias, como roupas e alimentos.

A luta da Associação Comercial de São Paulo era para garantir uma nova Constituição para o País e restaurar o regime democrático. A vitóriados paulistas só aconteceu em 1934, quando o Brasil finalmente voltou a ter uma constituição. No ano de 1937, a entidade recebeu a escritura de doação do terreno da rua Boa Vista. Inaugurado em 1944, o atual prédio foi chamado de Palácio do Comércio. Em 2001, a sede da Associação foi restaurada e o edifício voltou a ter todas as características originais da época da construção. Hoje, a entidade inaugura mais um posto de atendimento à população, na rua Boa Vista, 62, que prestará serviços à população com ainda mais comodidade.

Dora Carvalho