Notícias

ASCP comemora aprovação da medida

Guarulhos, 20 de maio de 2011

A notícia da aprovação do Cadastro Positivo foi comemorada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), berço da ideia inovadora que vai beneficiar os bons pagadores. O vice-governador de São Paulo e vice-presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, que apresentou, ainda em 2003, a proposta de criação do cadastro, enfatizou a conquista. “Demorou, mas finalmente veio. Não veio na forma ideal, mas acredito que temos agora o amparo legal para começar”, disse ele.

Afif Domingos lembrou que foi na ACSP que apresentou a ideia ao então ministro Antônio Palocci. “Esse projeto surgiu em uma conversa que tivemos”, afirmou ele, que, na ocasião, ocupava a presidência da ACSP. Palocci encarregou o secretário de Economia, Marcos Lisboa, de formatar a proposta do Cadastro Positivo, considerando sugestões dos administradores de bancos de dados do País.

A proposta, porém, enfrentou forte resistência dentro do governo. “O projeto do Cadastro Positivo sofreu forte oposição de setores ligados à proteção dos consumidores”, afirmou Afif. Mas, apesar das dificuldades, um projeto de lei, cujo texto foi articulado pelo então senador Alfredo Cotait Neto, foi aprovado no Congresso Nacional e enviado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final do ano passado.