Notícias

As novidades da indústria para a Páscoa

Guarulhos, 04 de março de 2004

Mais de 100 novos tipos ovos de Páscoa e chocolates chegam aos supermercados e lojas nas próximas duas semanas. Os fabricantes não pouparam esforços para inovar. Embalagens em formatos diferentes e brinquedos devem ser os chamarizes para as crianças nas lojas.

A Lacta, líder entre as fabricantes de chocolate, está aproveitando o período para lançar os ovos Sonho de Valsa Chocolate Branco, Bis sabor laranja e Trakinas, em formato de biscoito. Esse último tem 400 gramas e carrega brinquedos e máscaras como brinde. Os três produtos são os carros-chefes da empresa. No total, a Lacta vai colocar no mercado 13 lançamentos, segundo o gerente de marketing de Páscoa da empresa, Augusto Lemos. A Lacta detém 34,1% das vendas de Páscoa, segundo pesquisa da ACNilsen. No mercado de linhas regulares, ou seja, que vendem o ano todo, a empresa tem 33,8% de participação nas vendas do setor inteiro.

Nestlé – A Nestlé, que tem 20% desse mercado, espera vender 3% a mais este ano, de acordo com o gerente executivo de chocolates da companhia, Alexandre Bizelli. Pelo menos 40% de tudo o que foi produzido é destinado ao público infantil. “Há seis anos, a empresa investe em novidades e brinquedos para as crianças. Este ano estamos lançando os ovos das Meninas Superpoderosas, Batman e do biscoito Passatempo”, explica.

Os ovos Twix e M&M's são as apostas da Masterfoods South America. É o primeiro ano de lançamentos da empresa em período de Páscoa. A empresa produziu 1,5 milhão de unidades de ovos de Páscoa e caixinhas com formato de mini cenouras, conforme Celina Issa, gerente de produtos sazonais da Masterfoods.

Futebol – Já a Arcor lançou 16 itens especialmente para a Páscoa e renovou as embalagens dos produtos tradicionais da empresa, como os da marca de balas Butter Toffes, carro-chefe da empresa, e os infantis com o personagem Tortuguita. “Os ovos com embalagens de sete times deverão ser o maior sucesso da empresa nessa Páscoa”, acredita Gustavo Mesquita, gerente de produto da empresa. Para as crianças, a empresa investiu no licenciamento da marca Rouge e nos ovos transparentes das Tortuguitas que podem ser transformados em cofrinhos.

Kinder Ovo – Novos brinquedos dentro do Kinder Ovo e novas embalagens para os bombons da Ferrero são os lançamentos da empresa. A proposta, segundo o gerente de produto da linha Ferrero, Leonardo Raduy, é tornar as embalagens mais chamativas e lúdicas. “Até as caixinhas de Kinder ovo podem ser recortadas e transformadas em figuras e cartões para os pequenos colecionadores”, diz o executivo da Ferrero.

Chocolates finos – O segmento de chocolates finos e artesanais aproveita a época para conquistar novos consumidores. A Kopenhagen está lançando a sua “Páscoa Mágica” e espera ter um incremento de 20% no faturamento anual neste ano com as vendas do período. São 155 toneladas de ovos, bombons e produtos especiais, de acordo com Renata Moraes, diretora de marketing da empresa. O carro-chefe da Kopenhagen é a Nha Benta em forma de ovo.

A Fachga, fabricante dos famosos Chocolate com Pimenta, em razão da novela com o mesmo nome, está aproveitando para lançar produtos com novos ingredientes inusitados. A coleção conta com 17 lançamentos, que tem temas de flores, como o jasmim, pão, mel e símbolos da Páscoa, como grãos de mostarda, além de medalhas das Olimpíadas de Atenas. “Produzimos 20 toneladas mas ainda temos pedidos”, diz Lúcia Fachga, proprietária da empresa.

A Cacau Show aposta nas vendas porta-a-porta. A empresa espera crescer 80% com as vendas no período.

Colomba – A Bauducco está lançando a Colomba Maxi e a com recheio de trufa. Foram fabricadas seis milhões de unidades. “Investimos R$ 4 milhões em mídia e desenvolvimento de produto, já que as vendas triplicaram nos últimos quatro anos”, explica Débora Micchi, gerente de produtos sazonais da Bauducco. A estimativa é de que as colombas respondam por 10% do faturamento da marca.

Dora Carvalho