As marcas que estão na cabeça do consumidor
As marcas Volkswagen, Leite Moça, Phillips, Piraquê, Extra, Itaú e Visa são as que ocupam o topo da lembrança dos consumidores em suas categorias, de acordo com a sexta edição da pesquisa ABA/Top Brands divulgada na última terça-feira, 25, pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.
Segundo Marcos Machado, sócio-diretor da consultoria, além de medir a força das marcas, levando em conta a lembrança – o “top of mind” –, a pesquisa apresenta o índice de fidelidade, que mostra a intenção de recompra de cada produto. “Nem sempre a marca com maior índice de defensores, ou seja, os consumidores que, além de consumir, defendem e recomendam a marca, são as mesmas que ocupam o top of mind da categoria”, afirmou Machado.
A Unimed, por exemplo, ocupa o top of mind na categoria planos de saúde, com 26% das lembranças. Mas é o Bradesco Saúde que tem o maior índice de defensores (63%).
O exemplo se repete com os bancos: o Itaú é o mais lembrado (34%), mas a Caixa Econômica Federal é a mais defendida (67%). Ipiranga (posto de combustível), Hipercard (cartão de crédito), Carrefour e Bom Preço (supermercados), Semp Toshiba (televisores) e Oi e Claro (telefonia móvel) são as outras marcas que, mesmo não sendo top of mind, tem o maior índice de fidelidade.