Notícias

Ambulantes irregulares voltam a atuar na rua Dom Pedro II

Guarulhos, 13 de maio de 2015

A principal via comercial da cidade, a rua Dom Pedro II, voltou a ser tomada por vendedores ambulantes irregulares. Na semana que antecedeu ao Dia das Mães, data considerada a segunda melhor em vendas, era possível ver a atuação do comércio irregular pela via, mesmo sob o olhar da Guarda Civil Municipal (GCM).


: Na sexta-feira, dia 8, ambulante irregular arruma suas mercadorias no calçadão

A atuação dos ambulantes ocorre a partir das 17h. Eles chegam a rua Dom Pedro II, estendem uma lona ou um plástico no chão do calçadão – um artifício utilizado para facilitar a locomoção em caso de atuação dos fiscais – e colocam seus produtos a venda como bonés, meias e brinquedos. O comércio irregular pode ser visto também em vias próximas, como na esquina na rua João Gonçalves com a rua Luiz Faccini.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaurlhos (ACE), Jorge Taiar, a prática deve ser coibida de forma intensiva e contínua pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). “Em março, a SDU realizou uma fiscalização intensiva que evitou a atuação dos ambulantes irregulares. A ação durou alguns dias e cessou. No entanto, considero que é imprescindível que os fiscais atuem de forma mais contínua para evitar o comércio irregular. Do jeito que está não dá”, disse.

Em março, após denúncia da ACE-Guarulhos em reportagem publicada em sua página no jornal Guarulhos Hoje, a SDU intensificou a fiscalização na região até o mês de abril, o que acabou inibindo a atuação dos ambulantes irregulares.

Resposta – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), por meio da assessoria de imprensa, informou que, desde o dia 16 de março, tem intensificado a fiscalização ao comércio ambulante irregular na região central de Guarulhos. Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), os agentes de fiscalização da SDU atuam de forma permanente. As ações de combate se concentram na região central abrangendo a Avenida Capitão Gabriel, Rua João Gonçalves e calçadão da Rua D. Pedro ll.

Na tentativa de burlar a fiscalização, alguns comerciantes irregulares insistem em atuar em pontos isolados, porém na maior parte das vezes são impedidos pela equipe de fiscalização que faz rondas na região. No sábado, dia 09, dia que antecedeu o Dia das Mães, a fiscalização no Centro foi intensa e não houve registros de ocorrências. 

A SDU irá manter o empenho na fiscalização, inclusive visando coibir eventuais tentativas de burlar as ações de combate ao comércio irregular.